PLIM PLIM

Globo migra para Google Cloud

08/04/2021 07:44

Google ganha um triunfo global na sua batalha contra a AWS no Brasil. 

Lilian Witte Fibe se prepara para entrar no ar. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Globo, maior emissora de televisão do país, fechou um contrato para migrar todos seus centros de dados para o Google Cloud.

Com a migração, o Google se torna “a coluna vertebral para todos os serviços e produtos” do conglomerado de mídia, explica a Globo em nota.

A cooperação entre as duas empresas abre possibilidades para serviços chave para o futuro da Globo como o Globoplay, o Netflix global. 

Já existe um projeto em andamento para fazer uma integração customizada do Globoplay com Android TV, com o objetivo de combinar a programação da TV aberta e a TV via internet. 

A nota das empresas também abre perspectivas um pouco mais vagas, incluindo um avanço em uma “estratégia baseada em dados”, o que abriria a possibilidade de “otimizar as recomendações personalizadas em tempo real ao público”. 

Para incorporar IA no desenvolvimento de soluções e no processo de inovação da Globo, o Google Cloud irá acelerar o treinamento das equipes da empresa com conhecimento avançado de machine learning.

O anúncio acontece no contexto de um processo maior da Globo, que anunciou em 2018 planos de transformação digital e conversão em uma empresa de “mediatech”.

“Nos últimos anos, mergulhamos profundamente em nossos processos, para que a empresa estivesse de fato preparada para os muitos desafios do futuro. Esta parceria estratégica para a Globo, que sintetiza alguns dos principais pilares da nossa transformação, como foco no público, gerenciamento de dados, parceria para inovação e novos modelos de negócios”, explica Jorge Nóbrega, presidente-executivo da Globo.

Mostrando a importância do contrato, o Google incluiu comentários de Robert Enslin, presidente do Google Cloud, algo que não tinha acontecido em nenhum grande contrato fechado no Brasil até agora. 

“Estamos muito entusiasmados com a parceria com um líder do setor tão importante e reconhecido globalmente. Juntos, a Globo e o Google Cloud se concentrarão no desenvolvimento e fornecimento de experiências de primeira classe aos usuários”, afirma Enslin.

A Globo é de longe o nome mais chamativo já divulgado em um grande contrato de nuvem no Brasil pelo Google, que já divulgou nos últimos tempos vendas para clientes como o banco BV, nova marca do Banco Votorantim, quinto maior banco privado brasileiro em ativos.

Sem dúvida, a marca foi disputada pelos outros grandes players de computação em nuvem, um grupo que se resume em AWS, Google e Microsoft.

Uma conta importante, mas provavelmente não a maior já fechada no país. Esse título parece ser da AWS, que fechou no ano passado um contrato de 10 anos com o Itaú, um dos maiores bancos do país, para migrar a “maior parcela” de sua infraestrutura de TI dos mainframes e de seus data centers para a nuvem.

Veja também

FINTECH
Ex-Booking é o novo CTO do Nubank

Matt Swann é a quarta contratação internacional do banco digital nos últimos tempos.

PIONEIRA
TIM migra para nuvem da Oracle e Microsoft

Operadora é a primeira do Brasil a migrar 100% dos seus data centers.

FORNECEDORES
Extreme Digital Solutions leva pregão de nuvem

Companhia fez pacote com nuvens da AWS, Huawei e Google por R$ 65,94 milhões.

PEDALADA
Google troca Oracle por SAP

Gigante migra para o software financeiro do S/4 Hana, rodando na sua nuvem.

DIREITOS
Google ganha da Oracle no caso Java

Decisão da Suprema Corte americana sobre copyright é um marco da indústria de software.

FIM
Google Cloud acaba com a festa dos vendedores

Divisão de computação em nuvem parou de oferecer comissões ilimitadas. 

POSIÇÃO
T-Systems vira broker de nuvem

Gigante alemã de tecnologia anuncia acordos com AWS, Microsoft Azure, Google e VMware.

NUVEM
Banco BS2 migra para Google Cloud

Instituição quer usar ferramentas para geração de insights baseados em dados e inteligência artificial.

NUVEM
FRSP migra para Azure com Dedalus

O processo de migração na Fundação de Rotarianos de São Paulo durou dois meses.

NOMES
AWS contrata CEO da Tableau

Adam Selipsky era considerado como um candidato a CEO da Salesforce.

NUVEM
Neogrid adota Azure com Dedalus

Projeto na gigante de software de supply chain também incluiu melhorias no uso da nuvem da AWS.