Tecnologias da WDA serão integradas no pacote IBM. Foto: Connie Zhou for IBM

A IBM fechou a compra da WDG Automation, uma empresa de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, especializada em automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês), sistemas interativos de voz e chatbots.

Os valores do negócio não foram revelados.

A WDG tem 84 funcionários com perfis no Linkedin e lista em seu sites clientes como Rodobens, OAB e TIM, além de parcerias com Deloitte e Accenture.

Os sócios fundadores são Robson Felix, ex-diretor de operações na Noble Systems, uma multinacional americana de soluções para contact center e Kleber Rodrigues Junior, fundou em 2000 KP, uma empresa de software de gestão para empresas de concreto.

A KP atendia as maiores empresas da área do Brasil, sendo vendida em 2016 para a Alkon, uma multinacional da área na qual Rodrigues foi country manager até 2016.

“Unir forças com a IBM irá escalar nossas capacidades para um público mais amplo, ajudando empresas de todo o mundo a acelerar seu crescimento em suas jornadas de transformação de negócios”, afirma Rodrigues.

Como parte da aquisição, a IBM integrará mais de 600 funções de RPA pré-criadas pela WDG Automation no Cloud Pak for Automation, a oferta da gigante de TI para o segmento, que tem recursos da plataforma cognitiva Watson, a grande aposta da IBM nos últimos tempos.

Até onde a reportagem tem notícia, é a primeira vez que a IBM, uma companhia que já fez centenas de aquisições, compra uma empresa no país.

Uma empresa do porte da IBM comprar uma companhia brasileira é um fato relativamente raro. Normalmente, quando uma empresa brasileira é comprada trata-se da aquisição de um grande parceiro no país por uma empresa que está desejando ter uma presença direta. 

Um exemplo desse tipo de compra aconteceu no ano passado, quando a Oracle comprou a Oxygen Systems, uma companhia brasileira especializada no sistema de gestão na nuvem NetSuite. Foi também a primeira compra da Oracle no país.

Aquisições visando incorporar tecnologia, como é o caso da WDG, são ainda mais raras.

Em 2013, foi a vez da SAP Brasil adquiriu uma participação acionária não revelada na All Tax Platform, uma joint venture entre as empresas Lex Consult e Agile Solutions, ambas parcerias da multinacional no Brasil.