A Coca-Cola lançou uma loja virtual que permite a personalização de seus produtos. Foto: Pixabay.

A Coca-Cola lançou uma loja virtual que permite a personalização de seus produtos. A marca utiliza a plataforma de e-commerce da VTEX.

O e-commerce com customização segue a linha de uma das ações de maior sucesso da marca, a das latas que estampavam nomes próprios.  

A loja virtual permite a customização das garrafas com textos de até 22 caracteres em duas linhas e, em breve, outros formatos de personalização serão lançados. 

No e-commerce, é possível visualizar o produto pronto antes de confirmar a compra. Para desenvolver esta tecnologia, a Original Media, especializada em e-commerce, privilegiou a versão mobile.

Num primeiro momento, tudo foi pensado para atender aos dispositivos móveis, que é o cenário mais específico de usabilidade – desde o menu até a apresentação dos produtos. 

Quem acessa a loja pelo celular pode ampliar a garrafa personalizada para ver em detalhes como ela vai ficar.  

A inovação também acontece na logística. Como o produto é personalizado, os pedidos devem ir direto para as máquinas que produzem as garrafas customizadas. Para isso, a Original Media precisou desenvolver uma aplicação para vincular o agendamento da entrega à capacidade produtiva diária, pois não há estoque.

Atualmente a VTEX possui mais de 1,6 mil lojas em sua plataforma em 16 países. 

Em 2015, a VTEX faturou R$ 64 milhões, um crescimento de 45% em relação ao valor conquistado no ano anterior. Para 2016, a empresa divulgou a meta de superar R$ 80 milhões em receita, mas ainda não divulgou o resultado.