SEGURANÇA

Costa Rica declara emergência após ataque

12/05/2022 12:19

Ofensiva de ransomware do grupo Conti teria motivação financeira e política.

Foto: Pexels

Tamanho da fonte: -A+A

A Costa Rica declarou estado de emergência na última segunda-feira, 9, devido a um ataque de ransomware que ocorreu há três semanas, pouco depois do conservador Rodrigo Chaves assumir como presidente. 

O grupo Conti, quadrilha supostamente responsável pelo ataque, teria exigido um resgate de US$ 10 milhões em troca de não divulgar informações roubadas do Ministério das Finanças.

Segundo o BleepingComputer, site especializado em tecnologia, o governo costa-riquenho se recusou a pagar e o grupo cibercriminoso alegou já ter publicado grande parte dos 672 GB de dados que conteriam informações governamentais do país.

Em nota, o Conti afirma que mais ataques estão por vir e também critica a aliança da Costa Rica com os Estados Unidos e o governo de Joe Biden.

O presidente Rodrigo Chavez declarou que o estado de emergência é a melhor forma de responder aos atos criminosos e os investimentos a serem levantados pelo decreto auxiliam o país a conter os danos e se defender de novos incidentes.

Outras agências costarriquenhas afetadas incluem o Ministério do Trabalho e Previdência Social; o Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações; e o Instituto Nacional de Meteorologia. A extensão completa do dano, porém, ainda é desconhecida.

A Conti atua em um modelo conhecido como ransomware como serviço (RaaS), com uma vasta rede de afiliados e corretores de acesso à sua disposição para fazer os ataques.

O grupo é conhecido por atacar organizações que podem ter consequências fatais, como hospitais, operadoras de números de emergência, serviços médicos de emergência e agências policiais. 

Entre os alvos, já estiveram o governo da Irlanda e organizações de saúde dos Estados Unidos. 

A Costa Rica, localizada na América Central é um país com cerca de 4,9 milhões de habitantes, sua economia depende principalmente do turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. 

Veja também

MOVIMENTO
Algar pode virar acionista do Banco BS2

Por enquanto, a instituição vai oferecer serviços financeiros a clientes da operadora. 

COLORADO
Eleição digital do Inter sob suspeita

Laudo vazado aponta indícios de fraude no sistema de votação do clube gaúcho.

CRAQUE
Scala traz ex-AWS para o time

Executivo experiente liderou por 10 anos os data centers da AWS no Brasil.

CONTRATAÇÃO
Seal Telecom tem novo VP de vendas

Otávio Santos tem experiência em empresas como Meta, Sonda e Microcity.

FIM
Apple decide aposentar iPod

A companhia vai comercializar o produto apenas até acabarem os estoques.

INDÚSTRIA
Tabone: hiperconvergência com Nutanix

Projeto foi da integradora Aveere e também contou com tecnologias da Veeam e da Fortinet.