CENÁRIO

Involves demite 18%

13/07/2022 18:45

Cerca de 70 profissionais foram desligados. A empresa segue com mais de 300.

Em 2020, a empresa já havia demitido 80 funcionários (Foto:

Tamanho da fonte: -A+A

A Involves, empresa catarinense de software para gestão de trade marketing, demitiu cerca de 70 profissionais, o equivalente a 18% de sua equipe, que agora fica com pouco mais de 300 colaboradores.

A informação foi divulgada pelo site Layoffs Brasil, plataforma que monitora demissões no mercado de tecnologia brasileiro, e confirmada por André Krummenauer, CEO e cofundador da companhia, que escreveu um artigo no LinkedIn para explicar a situação.

O motivo seria o custo de capital para manter a estratégia de crescimento alavancado que a Involves vinha seguindo, que teria se tornado insustentável diante do mercado financeiro.

Em abril deste ano, a empresa refez sua rota de ação, mas mesmo com o bom crescimento de receita que tem registrado, ainda não teria sido viável manter a estratégia de caixa usada até então. Agora, o foco é aplicar uma estratégia pautada na eficiência de capital.

No post, Krummenauer lamentou a decisão e explicou que os times de atendimento e produtos foram preservados pensando no impacto que o corte nessas áreas poderia causar aos clientes.

“Não tivemos outra saída. Assumo a responsabilidade, já que em última instância foi minha a decisão de crescer de forma mais alavancada”, escreveu.

Apesar dos desligamentos, a empresa afirma estar engajada em ajudar os colaboradores no processo de recolocação e se diz comprometida em “fazer as pontes” entre as partes interessadas.

Essa, entretanto, não é a primeira demissão em massa que a Involves realiza. 

Em 2020, foram desligados mais de 80 profissionais, o que correspondia a 30% do quadro funcional da época, quando a empresa havia acabado de captar R$ 23,5 milhões em uma rodada de investimento externo para acelerar sua expansão na América Latina.

Fundada em 2009 em Florianópolis, a Involves possui filiais em São Paulo, México e Colômbia, oferecendo serviços de consultoria de TI.

Nos últimos tempos, outras companhias de tecnologia têm demitido grandes parcelas de suas equipes, como ocorreu nesta última sexta-feira, 8, com a healthtech Alice, que desligou 63 funcionários diante de um redimensionamento do seu time de vendas.

Em junho, a Ebanx, empresa de soluções de pagamentos internacionais, desligou 20% de seus mais de 1,7 mil profissionais e a QuintoAndar, unicórnio de venda e aluguel de imóveis, demitiu 160 funcionários em um corte que afetou 4% do seu time de mais de 4 mil pessoas.

Veja também

BIG TECH
Microsoft entra para a lista de demissões

Tamanho do corte pode chegar perto de 1,8 mil profissionais.

CENÁRIO
Alice demite 63

Mais uma startup quente decide apertar o cinto e cortar o número de funcionários.

SUAVE
Americanas demite 400

Apesar de alto, o número não chega a 1% do total de 43 mil colaboradores.

MAIS UMA
Ebanx demite 20%

Reforçando a onda entre os unicórnios, a fintech reformulou estruturas e descontinuou alguns projetos.

CORTES
Loft e Facily demitem em massa

Parece quem nem tudo está colorido no mundo dos Unicórnios.