.png?w=730)
Foto: Reprodução/Globo
Vídeos fabricados por inteligência artificial têm circulado pelas redes sociais com celebridades divulgando uma versão falsa do jogo Subway Surfers, que foi febre em 2012, e prometendo retorno financeiro aos usuários.
A tática, conhecida como deepfake, se resume ao uso de vídeos já existentes em que o rosto do interlocutor é trocado pelo de outra pessoa, sincronizando os movimentos labiais e expressões faciais do indivíduo para ludibriar o espectador.
Nas propagandas em questão, foram criadas falas em português com artistas internacionais, como a cantora islandesa Björk, a britânica Dua Lipa e a americana Billie Eilish.
Além disso, é utilizada a imagem de famosos brasileiros, como Anitta, Virgínia Fonseca e até César Tralli, em um vídeo que simula o jornalista divulgando o jogo na GloboNews.
Neles, os golpistas mostram uma gravação de tela que simula o ganho de dinheiro com o jogo batizado de Subway Money. Para jogá-lo, entretanto, seria necessário pagar a partir de R$ 1 por rodada, mediante um primeiro depósito de R$ 20.
Segundo o g1, mais de 700 vídeos do tipo impulsionados pelas redes sociais da Meta, como Instagram e Facebook, foram identificados.
Em um comunicado, a companhia afirmou que “atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em [suas] plataformas”.
Nesse cenário, a empresa diz que está constantemente aprimorando sua tecnologia para combater atividades suspeitas.
Já o TikTok, que também veiculou as propagandas fraudulentas, afirmou que suas diretrizes “deixam claro que não [permitem] a promoção de jogos de azar, ou tentativas de fraudar ou enganar membros de [sua] comunidade”.
A plataforma alega que, quando identificados, esses conteúdos são removidos do aplicativo.