Erick Buzzi.

Erick Buzzi, ex-vice-presidente de Customer Experience (CX) no Brasil da SAP, acaba de assumir como vice presidente de vendas e marketing da VTEX.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pelo Baguete.

Buzzi havia sido contratado pela SAP ainda em março, vindo da Salesforce, onde era vice presidente regional.

Antes de entrar na Salesforce em novembro de 2018, Buzzi era diretor de vendas para CRM da Oracle, onde começou a carreira em 2009 como parte do e-Talent, um programa de trainees na empresa.

Na Oracle, Buzzi participou do desenvolvimento da plataforma de comércio eletrônico da empresa, o E-Commerce Cloud.

A experiência em e-commerce do novo VP e a passagem em empresas multinacionais indicam que a VTEX está de olho em clientes de porte corporativo.

A VTEX é a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo, com um aumento de faturamento de 44,1%, quase quatro vezes a média mundial de 13,2% no segmento.

A cifra coloca a companhia brasileira à frente de concorrentes como Commercetools (37,7%), Shopify (35,6%), BigCommerce (28,4%) e Salesforce (24,2%).

Os dados são do relatório IDC Worldwide Digital Commerce 2019 Market Share, que reúne cerca de 30 dos maiores players do mercado em termos de vendas e crescimento. 

No ano passado, a empresa brasileira levantou um aporte de R$ 580 milhõesliderado pelo fundo japonês Softbank, pela Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, e pela gestora Constellation Asset Management.

Hoje, a VTEX conta com 2,5 mil clientes em 28 países. A lista inclui nomes como Boticário, Whirlpool, Electrolux, Sony, Walmart, L´Oréal, Coca-Cola, Nestlé e Motorola.