A Atlantica Hotels, sediada em São Paulo, é a maior administradora de hotéis de capital privado da América do Sul. Foto: Divulgação.

A Atlantica Hotels, maior administradora de hotéis de capital privado da América do Sul, acaba de concluir um projeto de analytics desenvolvido com soluções da Microsoft e apoio da Triscal.

O projeto teve sua implementação iniciada em fevereiro deste ano. Com o uso dos sistemas PowerBI e SQL Server, a área de TI do grupo agora pode entregar, com mais agilidade, dados e indicadores para as áreas de negócio da empresa.

"Percebemos que, para chegar onde queríamos, precisávamos estruturar bem nossa base de dados", afirma Leonardo Rispoli, vice-presidente de Marketing e Vendas da Atlantica Hotels. 

Antes, as informações necessárias estavam dispersas, pois Havia muitas fontes e bases descentralizadas.

O desenvolvimento do projeto começou em novembro de 2017, quando foi feita a análise das áreas de negócios e suas respectivas demandas. Com as informações em mãos, a implementação de fato começou em fevereiro de 2018, com a escolha da tecnologia Microsoft.

"A primeira grande entrega foi o nosso corporate daily, relatório diário de vendas dos hotéis para cerca de 50 executivos. Eles acordam e têm no celular o resultado de vendas até o dia anterior e previsão futura, com níveis de detalhes por hotel, por dia", revela Juliana Pinheiro, gerente de planejamento sênior da Atlantica Hotels.

Com a base de dados centralizada, a área de planejamento trabalha hoje na construção de pelo menos mais dez relatórios e dashboards. 

"Estamos preparando a escala de prioridades para isso, mas já abrimos a caixa de possibilidades", diz a executiva.

Fundada em 1998, a Atlantica Hotels, sediada em São Paulo, é a maior administradora de hotéis de capital privado da América do Sul. 

A companhia detém alianças exclusivas com Choice Hotels (Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion), Radisson Hotel Group (Radisson BLU, Radisson RED, Radisson e Park Inn by Radisson), Hilton Worldwide (Hilton Garden Inn) e mantém parceria estratégica com a Starwood para administração da marca Four Points by Sheraton, além contar com a marca própria Go Inn e oferecer a assinatura by Atlantica Hotels para hotéis independentes.

No total, a empresa soma a representação de 19 marcas e mais de 20 mil apartamentos em 120 hotéis espalhados pelo país.

A Triscal nasceu em 1992 e tem escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.