Plataforma é voltada a profissionais sem conhecimento em programação. Foto: flickr.com/photos/rmuphoto

A Wix.com, plataforma gratuita que permite a construção de websites em HTML5, anunciou um crescimento de 467% no Brasil, número recorde para a empresa. Em um ano, a base de usuários da solução passou de 750 mil (julho/11) para 3,5 milhões (julho/12).

No estilo “faça você mesmo”, a plataforma é voltada para as empresas e profissionais que necessitam de presença online de forma simplificada.

Isso permite a criação de projetos personalizados e compatíveis com múltiplas plataformas, sem conhecimento prévio de programação ou habilidade em codificação, segundo explica a companhia com sede em Tel Aviv, Israel.

Dos usuários brasileiros, 80% são proprietários de pequenas empresas que atuam, principalmente, no comércio varejista e ecommerce. Os 20% restantes são músicos, designers, arquitetos, artistas e fotógrafos.

A fim de incrementar ainda mais essa base que utiliza a plataforma no País, há um mês a empresa lançou um construtor de sites em português com suporte HTML5 que possui uma ampla gama de recursos disponíveis: mais redes sociais, carregamento rápido, interatividade e integração simplificada com ferramentas externas e "widgets".  

De acordo com o presidente e cofundador do Wix.com, Avishai Abrahami, o HTML5 está se transformando rapidamente na plataforma preferida de milhões de desenvolvedores de websites em todo o mundo, o que se reflete no produto da empresa.

“A previsão é chegar a dezembro de 2012 com 5 milhões de usuários. Em breve serão anunciadas novidades, inclusive recursos desenvolvidos para o público brasileiro em especial", complementa.

Para dar suporte aos usuários brasileiros na criação de seus sites, a Wix disponibilizou um centro de aprendizagem, suporte online, tutoriais, blog, vídeos e guias, tudo em português.

Segundo informações da empresa, no mundo, a plataforma Wix.com para Flash e HTML5 possui 24 milhões de usuários, sendo 1 milhão de novos por mês, no mundo inteiro.