POIS POIS

Juntos Somos Mais abre em Portugal

Joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim está atrás de profissionais de tecnologia.

24 de outubro de 2022 - 08:16
Primeiros contratados da Juntos Somos Mais em Lisboa. Foto: Divulgação.

Primeiros contratados da Juntos Somos Mais em Lisboa. Foto: Divulgação.

A Juntos Somos Mais, marketplace de serviços para construção, acaba de abrir uma unidade em Lisboa, visando atrair profissionais de TI no país.

Tigre, Gerdau e Votorantim, donos da joint venture, não brincaram em serviço, gastando R$ 5 milhões para montar um coworking no Chiado, um dos bairros mais badalados e coração da boemia lisboeta.

O hub tecnológico já conta com 20 profissionais. O alvo principal é atrair brasileiros que já residem ou queiram residir em Portugal, um público que só aumenta.

“Contratar e reter profissionais da área tech tem sido um desafio para todas as empresas. Com este cenário, entendemos que faz sentido expandir a contratação de talentos para a Europa”, explica Danny Farias, CTO da Juntos Somos Mais. 

De acordo com dados do governo português, mais de 200 mil brasileiros já haviam estabelecido a vida no país até março deste ano, representando 30% de todos os estrangeiros em situação regular no país.

O número total é certamente maior, porque a cifra não inclui brasileiros com dupla nacionalidade ou que estejam ilegais no país.

A tendência é que a quantidade siga subindo. Uma nova lei em agosto autoriza os brasileiros a ficar por até 180 dias em Portugal, caso estejam em busca de emprego. 

Ao ser contratado, é possível solicitar uma autorização de residência para regularizar sua situação no país.

“O país tem uma boa qualidade de vida com um baixo custo, e quem trabalha com carteira assinada tem facilidade no acesso ao crédito. Por isso, o turnover é baixo em comparação com outros países”, comenta Filiphe Curvello, Head do Departamento Legal da Juntos Somos Mais. 

A Juntos Somos Mais não está sozinha nos seus planos. Em abril, o Grupo Boticário inaugurou um escritório em Lisboa de olho no mesmo público. 

Essa é só a movimentação no atacado. Não há números exatos sobre o assunto, mas a reportagem do Baguete conhece uma boa meia dúzia de casos de donos de empresas de tecnologia que se mudaram para Portugal e estão tocando seus negócios de lá, numa combinação de Zoom e ponte área.

A Juntos Somos Mais foi criada em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. 

Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. 

Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas.