INVESTIMENTOS

Ex-CIO do Santander assume XP

Marino Aguiar é o novo CTO da companhia dona de marcas como XP, Rico, Clear e Infomoney.

01 de setembro de 2022 - 11:28
Marino Aguiar. Foto: Vivian Koblinsky/divulgação.

Marino Aguiar. Foto: Vivian Koblinsky/divulgação.

A XP Inc, dona de marcas como XP, Rico, Clear, Infomoney e XPeed, anunciou a contratação de Marino Aguiar como Chief Technology Officer (CTO) da companhia.

Aguiar vem do Banco Santander, onde atuava desde 2016. Na maior parte do período, foi Chief Information Officer (CIO) e, mais recentemente, CIO para a região América do Sul e head da plataforma global de cartões. Além disso, foi membro do conselho do Santander Uruguai.

Entre as suas principais responsabilidades, estava a condução do movimento de digitalização do banco.  

Anteriormente, o executivo esteve em cargos de liderança na Accenture Brasil e Accenture Portugal por cerca de 20 anos. Além disso, passou pela CPM Braxis e foi board member da Pi investimentos e da Pago FX.

“Tenho certeza de que a experiência que o Marino Aguiar acumulou liderando projetos de transformação tecnológica serão essenciais para acelerarmos ainda mais o nosso crescimento. Temos a oportunidade de contar com um dos profissionais mais admirados do mercado para nos levar a um novo patamar de excelência”, afirma Thiago Maffra, CEO da XP Inc.  

Até março de 2021, Maffra era o CTO da XP. Na época, a corretora fez um movimento de nomeá-lo como CEO, enquanto Guilherme Benchimol, fundador e sócio majoritário, assumiu a presidência-executiva do Conselho de Administração.

Agora, o novo CTO irá liderar o time de tecnologia e será responsável por concretizar as estratégias e visões de longo prazo da companhia. 

“Estou muito feliz e animado com as possibilidades à frente. Encontro na XP uma empresa com uma cultura única e que sempre admirei, um time de altíssima qualidade e a oportunidade de poder inovar todos os dias para continuar revolucionando a experiência dos clientes”, afirma Marino Aguiar, novo CTO da XP Inc. 

A XP nasceu em 2001, em Porto Alegre, e hoje também tem sede na capital paulista. A companhia possui mais de 3,6 milhões de clientes e R$ 846 bilhões de ativos sob custódia.