Cléber Pessuto, gerente de TI da Plimor.

A Plimor, empresa especializada em transporte de cargas sediada em Farroupilha, na Serra Gaúcha, implementou mobilidade na sua operação com a plataforma de desenvolvimento de aplicativos da Umov.me.

A primeira versão foi desenvolvida pela iMaps, parceira da Qlik, que agregou à solução de visualização de dados como parte do lado analítico da aplicação. 

Desde então, a equipe da empresa tem mantido o app, e projeta desenvolver novas soluções internamente.

A solução criada está rodando em 400 veículos de coleta e entrega equipados com smartphones. 

Com o aplicativo, o remetente da carga recebe informações em tempo real sobre a localização. Os motoristas fazem uma foto da mercadoria sendo entregue, à qual são agregadas também coordenadas geográficas do local.

Adicionalmente a pessoa que recebe a mercadoria assina no próprio aparelho a confirmação de recebimento da mercadoria. 

Os aparelhos são usados são LG New K10, usados no momento para lerem etiquetas coladas nas caixas dentro da Plimor. Uma nova versão da etiqueta conterá um qrcode para tornar mais rápida a leitura pela câmera do smartphone.

Os dados gerados estão integrados ao sistema de gestão de processos  Smartshare da Selbetti e ao sistema de gestão Softran da Senior, especializado em carga fracionada.

No momento de uma coleta, o motorista lê o código de barras da nota fiscal e a impressora já imprime as etiquetas necessárias para identificar os volumes. 

Assim, quando as mercadorias chegam nas unidades da Plimor já estão disponíveis no sistema para o processo de separação e carregamento.

“A mobilidade viabilizou estender para fora do depósito um processo oneroso de recebimento e etiquetagem da carga”, explica Cléber Pessuto, gerente de TI da Plimor. “São iniciativas que trazem ganhos de faturamento, otimização de processos e redução de custo”, agrega o profissional.

A Plimor, empresa especializada em transporte de cargas sediada em Farroupilha, na Serra Gaúcha, optou por concentrar algumas áreas adicionais com a gerência de TI e Automação, comandada por Cléber Pessuto.

Pessuto está na Plimor desde 2013, quando  veio da RGE, onde era gerente de TI.

Com mais de 40 anos de mercado, a Plimor é especializada em transporte de cargas (coleta, transferência e entrega). A empresa conta com cerca de 3 mil funcionários diretos e indiretos em suas 67 unidades.

A transportadora, com sede em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, dispões de mais de 160 linhas com horários fixos. A frota conta com 850 veículos rastreadas, responsáveis por movimentar 96 mil volumes por dia, entre entregas e coletas. 

Hoje, a plataforma da Umov.me é usada por 300 parceiros, atendendo 150 mil usuários ativos na ponta, em empresas como Bimbo, Lojas Colombo, Magazine Luíza e Porto Seguro, entre outras.

Mais de 10 mil apps foram desenvolvidos com a plataforma, abrangendo tarefas como vendas, entregas, vistorias, auditorias, registros de pontos, entre outros.

Em 2016, a empresa recebeu um aporte de R$ 5 milhões do fundo CVentures Primus, gerido pela CVentures em conjunto com a CRP Companhia de Participações.