Robert Baumgartner, diretor de TI da TecBan. Foto: Divulgação.
A TecBan acaba de lançar uma solução que utiliza blockchain para transações interbancárias. A tecnologia permite que as instituições financeiras compartilhem e consumam serviços hospedados em uma rede compartilhada digital, otimizando a disponibilidade de dinheiro em suas agências espalhadas por diversas cidades no país.
Especializada na gestão do ciclo do dinheiro por meio de soluções de autoatendimento e compartilhamento bancário, a TecBan pretende continuar trabalhando com blockchain, uma plataforma que funciona como um livro de registro imutável, que registra transações e permite a troca segura de informações.
“O projeto tem como objetivo ajudar nas transações de transferência de dinheiro entre todo o setor bancário no Brasil. Se antes cada banco tinha a necessidade de ter seu numerário em cada local, agora a rede blockchain permite uma necessidade única de dinheiro em espécie por localização, independentemente de qual seja o banco, processando cada transação na rede blockchain e hospedando essas transações em uma única rede empresarial”, explica Robert Baumgartner, diretor de TI da TecBan.
O sistema interbancário prevê a otimização intra e entre custódias de valores através do uso da IBM Blockchain Platform em IBM Cloud.
"Tecnologias disruptivas como blockchain e cloud têm o potencial de transformar os processos de negócio em qualquer indústria, especialmente quando temos ambientes de múltiplas partes interessadas e que a confiança nas atividades deve ser extremamente alta, tais como as dos serviços financeiros. A rede da TecBan, baseada na IBM Blockchain Platform e na IBM Cloud coloca o setor bancário brasileiro no próximo nível de transparência e segurança e estabelece um precedente transformador no mercado financeiro”, comenta Fabio Marras, CTO da IBM Brasil.