Uhuu com as horas contadas em Porto Alegre? Foto: flickr.com/photos/rebelit
O Uhuu, e-commerce de ingressos pertencente à plataforma de aplicativos 4all, pode estar de saída de Porto Alegre devido a um problema de enquadramento tributário.
Quem levantou o assunto foi o jornalista Felipe Vieira, que publicou uma nota sobre o tema em seu blog.
De acordo com Vieira, o problema seria tributário. Em Porto Alegre, a empresa paga uma alíquota de 5% de um imposto não especificado, por ser considerada uma empresa de corretagem, enquanto em outras cidades pagaria 2%, como uma empresa de tecnologia.
Provavelmente, Vieira se refere ao ISSQN, um imposto em nível municipal cuja alíquota mínima é de 2%.
Procurada pela reportagem do Baguete, a 4all disse que "efetivamente encontra-se em negociações com o município de Porto Alegre", mas somente irá se pronunciar após a conclusão das mesmas.
Vieira não chega a dizer para onde, nem quando a Uhuu estaria de mudança, apenas que a “decisão está tomada” e que a empresa está avaliando opções.A Uhuu teria 70 funcionários, com previsão de contratar outros 60 até o final do ano.
A saída da Uhuu, como bem nota Vieira em seu post, seria uma certa dose de água fria na mobilização do Pacto Alegre, uma iniciativa liderada por PUC-RS, Unisinos e UFRGS que busca justamente criar na cidade condições para atrair empresas inovadoras como a Uhuu.
A 4all é um conjunto de nove empresas de pagamentos e mobilidade, que recentemente transferiu sua operação para o Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre.