Foto: Pexels.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), abriu um processo administrativo contra as empresas CVC, Decolar.com, 123 Milhas, Max Milhas e Viajanet.
Segundo a Senacon, o motivo vem de queixas de consumidores sobre a prestação dos serviços das agências de turismo durante a pandemia. As cinco apresentaram o maior número de queixas registradas na plataforma consumidor.gov.br no período.
Entre os principais problemas relatados, estão dificuldade para alterar ou cancelar o contrato ou serviço e a dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos, reembolso e retenção de valores.
O primeiro pico de reclamações foi a partir de abril de 2020, com o início das restrições para o setor e, o segundo, um ano depois, quando as empresas deveriam começar a reembolsar os consumidores que tiveram, por exemplo, viagens canceladas.
O consumidor.gov.br funciona de forma parecida com o Reclame Aqui, alimentando uma base de dados com informações e índices de solução e satisfação no tratamento das reclamações, aquelas que responderam às demandas nos menores prazos, entre outras questões.