.jpg?w=730)
Foto: Pexels.
A Uber anunciou nesta segunda-feira, 23, o projeto piloto do U-Selfie, um recurso para identificar via selfie os passageiros que optarem pelo pagamento em dinheiro.
Segundo a empresa, a funcionalidade estava entre as mais pedidas pelos motoristas e, por enquanto, a foto será solicitada apenas para alguns usuários antes que eles consigam solicitar o carro.
As imagens não serão compartilhadas com os motoristas nem passará por verificação biométrica. A ideia é que elas fiquem armazenadas nos servidores da companhia, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade.
"A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos", explica Araceli Almeida, gerente de operações para segurança da empresa.
O aplicativo também solicita dados de pagamento digital, como cartão de crédito ou débito, e faz verificação de documentos como RG ou CNH.
Em abril, a Uber havia anunciado que vai mostrar aos motoristas detalhadamente o endereço de destino dos seus passageiros antes mesmo do aceite das viagens. Até então, a maioria deles viam apenas a região de destino final.
Dias depois, a empresa também anunciou a integração do botão "Ligar para a Polícia" do app com o atendimento ao 190 no Rio de Janeiro. Caso acionado, o serviço de emergência vai automaticamente receber a localização em tempo real e as informações da viagem em que foi originada a chamada.
Fundada em 2010, a Uber iniciou suas atividades no país em 2014 com seis funcionários e, atualmente, conta com mais de 1 mil colaboradores, além de 22 milhões de usuários e 1 milhão de motoristas.
No mundo, são mais de 20 mil funcionários e mais de 10 bilhões de viagens realizadas. Em 2021, sua receita global somou US$ 17,46 bilhões.