Rodrigo Abreu, CEO da Oi. Foto: divulgação.
A Oi anunciou a chegada da internet banda larga Oi Fibra no estado de São Paulo, com lançamento comercial previsto para para clientes de varejo e empresariais no segundo trimestre de 2021.
De acordo com o site NeoFeed, o mercado paulista é o maior e mais lucrativo dessa área, mas a região é dominada pela Telefônica Vivo.
Segundo a empresa, a infraestrutura para atuar no mercado de São Paulo já está pronta. Será uma rede de 5,2 mil quilômetros de fibra e o plano é ter 400 mil domicílios cobertos ainda neste ano, com potencial de chegar a 2 milhões de lares em 2022.
No ano passado, o negócio de fibra da Oi atingiu 9 milhões de casas passadas pelo Brasil, com 2,1 milhões de clientes, um crescimento de 212% na comparação com o quarto trimestre de 2019.
Em dezembro, a receita de fibra somou R$ 180 milhões, o que significa uma receita anualizada de R$ 2,2 bilhões. De acordo com a Oi, 20% dos novos clientes optaram por velocidades iguais ou superiores a 400 Mbps no último mês do ano passado.
Ainda de acordo com a publicação, o anúncio acontece em um momento em que a Oi está em negociações exclusivas com o BTG Pactual para vender uma fatia majoritária da InfraCo, sua unidade de fibra óptica.
A InfraCo deve atuar como uma rede neutra, prestando serviços para diversas empresas, além da própria Oi.
Estimada em mais de R$ 20 bilhões, a transação deve criar uma das maiores empresas de infraestrutura de fibra óptica do Brasil, com 400 mil quilômetros de fibra e meta de atingir 32 milhões de casas passadas até 2025.
Em 2021, o plano da Oi, que manterá os investimentos por conta própria na evolução de sua rede de fibra, é atingir entre 14,5 milhões e 16 milhões de casas passadas com a infraestrutura da empresa.