Andrea Teixeira.

Salários são o motivo número 1 de pedidos de demissão em empresas de TI, aponta pesquisa da Assespro-RS com 1 mil colaboradores de empresas de todo país.

O pagamento de valores percebido como abaixo da média de mercado foi indicado por 18% dos respondentes como o motivo do último pedido de demissão.

Mas o motivo aparece embolado com outros (era possível apontar mais de uma razão na pesquisa) incluindo “falta de organização e processos”, com 18%; “clima ruim na empresa”, com 14% e “falta de alinhamento com o modelo de gestão”, com 11%.

“Apesar de o setor de TIC ser um dos que melhor remunera seus profissionais, com esta pesquisa temos a evidência de que as empresas necessitam criar programas mais amplos e estratégicos, capazes de compreender esses cinco itens em sua totalidade”, destaca Andrea Teixeira, diretora de recursos humanos da Assespro-RS e uma das coordenadoras da pesquisa junto a Cezar Augusto Gehm Filho, diretor de gestão da informação da Assespro-RS, e Débora Roesler, diretora vice-presidente de comunicação da entidade.

No relativo a salários, Andrea recomenda manter pesquisas salariais atualizadas e oferecer outras formas de benefícios flexíveis além do pagamento fixo mensal.

A amostra da pesquisa da Assespro-RS foi composta, majoritariamente, por profissionais com mais de oito anos nas empresas (58%), com ensino superior completo ou em andamento (72%), do sexo masculino (81%) e com idade entre 22 e 35 anos (65%).