QUADRADOS

VTEX promovida no Quadrante do Gartner

31/08/2020 10:28

Plataforma brasileira passou a ser considerada uma “visionária” pela consultoria.

VTEX saltou de um quadrante para o outro. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A plataforma de e-commerce brasileira VTEX foi “promovida” na última edição do Quadrante Mágico do Gartner para o mercado de Digital Commerce, passando de ser considerada um player de nicho para integrar o grupo de visionárias.

Para quem não sabe, o Quadrante Mágico é um prestigiado relatório do Gartner que divide os principais competidores de mercado em quatro grupos, de acordo com base nos vetores “habilidade de entregar” e “integralidade da visão”.

Quando a VTEX entrou no levantamento, em 2017, ela foi posicionada no quadrante dos players de nicho, o que indica estar no estágio inicial dos dois indicadores.

A nova posição indica que os analistas do Gartner acreditam que a VTEX aumentou a sua “integralidade da visão”, o que provavelmente significa ter uma solução mais completa, ou um roadmap mais detalhado (veja os dois quadrantes no final do post). 

Somente estar no Quadrante, no entanto, já é um reconhecimento, uma vez que poucas empresas são sequer consideradas. A VTEX foi a primeira latina a entrar no estudo para esse segmento (em outros nichos há poucas empresas brasileiras).

Para o Quadrante Mágico de 2020, no qual foram incluídas 15 empresas, o Gartner posicionou a VTEX como uma visionária, junto com a Elastic Path, uma companhia canadense com receita na casa dos US$ 30 milhões. 

A VTEX não está longe do almejado quadrante dos líderes, onde estão gigantes como SAP, Adobe, Salesforce e Oracle, e, a partir deste último quadrante, a Commerce Tools, que no ano passado estava entre os visionários.

"Estamos orgulhosos das soluções modernas, flexíveis e escaláveis de e-commerce e marketplace que levamos aos clientes VTEX. Então, é emocionante ser reconhecido pelo Gartner como uma empresa visionária em nosso segmento", disse Amit Shah, Chief Strategy Officer e gerente geral das operações americanas da VTEX.

Além das emoções pelo reconhecimento, a nova posição no Quadrante Mágico do Gartner deve ajudar a VTEX em termos de reconhecimento fora do Brasil, o que é importante na estratégia de internacionalização da empresa.

Hoje, a VTEX conta com 2,5 mil clientes em 28 países. A lista inclui nomes como Boticário, Whirlpool, Electrolux, Sony, Walmart, L´Oréal, Coca-Cola, Nestlé e Motorola.

No ano passado, a empresa brasileira levantou um aporte de R$ 580 milhões liderado pelo fundo japonês Softbank, pela Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, e pela gestora Constellation Asset Management.

q2019 q2020

Veja também

VAREJO
Lojas CEM aposta no S/4 Hana

Varejista tradicional com faturamento de R$ 5,3 bi vai deixar para trás sistema criado internamente.

CALÇADO
Marcas da Paquetá apostam em e-commerce

Capodarte e Dumond agora tem aplicativos para celular feitos pela Neomode.

EVENTOS
VTEX Day é cancelado

2020 deve ser um ano sem grandes eventos de tecnologia. Futurecom é a última exceção.

 

PIVOTOU
Omie: corte e virada de rumo

Companhia de ERP na nuvem corta um terço do time e agora foca em clientes maiores.

REFORÇO
Cadastra compra parte da ACCT

Agência digital investe em companhia especializada em projetos de e-commerce.

E-COMMERCE
VTEX tem novo head SMB

Pedro Henrique Freitas assume o cargo de Alfredo Soares, agora VP institucional.

MERCADO
Magento tem novo diretor de vendas B2B

Tiago Grinman veio da Infracommerce. Adobe tem reforçado o time Magento no país.

VÍDEOS
Walmart se junta com Microsoft para levar TikTok

Para a gigante do varejo, ter uma parte do TikTok seria um reforço na briga com a Amazon.

AQUISIÇÃO
FCamara compra OmniK por R$ 5 milhões

Startup é a única brasileira que transforma e-commerces em marketplaces.

É TETRA
Magazine Luiza compra Stoq

Esta é a quarta aquisição da companhia em menos de um mês. Desta vez, aposta é em POS.

EM ALTA
VTEX é a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo

Com 44,1% brasileiros estão na frente da Commercetools, Shopify, BigCommerce e Salesforce.

CERTIFICAÇÃO
Almaviva recebe PCI DSS

Segundo a empresa, conquista deve trazer ganhos principalmente em negócios e rentabilidade.

PARAFUSOS
Ciser adota Hybris para e-commerce

Projeto pioneiro no segmento teve consultoria da FH e da BriviaDez.