Foto: Deposit Photos.
A Adobe, empresa de softwares de design gráfico, edição de vídeo, gestão de documentos e desenvolvimento de aplicativos, anunciou a aquisição da Semrush, plataforma americana de marketing digital especializada em medir e gerenciar visibilidade e alcance de marcas on-line.
A compra contempla um pagamento de US$ 12 por ação, chegando a um valor total de US$ 1,9 bilhão, com expectativa de ser concluída ainda no primeiro semestre de 2026.
Sediada em Boston, nos Estados Unidos, a Semrush está no mercado desde 2008, quando foi lançada como um pequeno grupo apoiado por especialistas em TI e SEO. Hoje, a empresa oferece uma suíte de marketing composta por mais de 55 produtos, ferramentas e complementos.
Sua plataforma reúne 27 bilhões de palavras-chave, 43 trilhões de backlinks, 808 milhões de perfis de domínios e 142 bancos de dados geográficos.
A companhia atende 35% das empresas da Fortune 500 espalhadas por 156 países atendidos, incluindo o Brasil. No portfólio, estão marcas como Shopify, Decathlon, P&G, Samsung, Laliga e FedEx, totalizando 10 milhões de usuários.
Segundo aponta o Neofeed, o M&A visa posicionar a Adobe diante das mudanças e impactos gerados pela ascensão da inteligência artificial globalmente.
Diante do anúncio, entretanto, as ações da gigante de software recuaram 1,43% na Nasdaq. A Semrush, por sua vez, teve alta de 74,64% na bolsa nova-iorquina, atingindo um valor de mercado de US$ 1,76 bilhão.
A Adobe tem sede em San Jose, Califórnia, e atua desde 1982 com forte presença nos segmentos de digital marketing e design. No ano passado, sua receita atingiu US$ 21,51 bilhões.
