IDC

Alta do dólar prejudica venda de PCs

 Segundo a IDC, a comercialização de PCs deve cair 4,9% em 2015.

13 de março de 2015 - 16:01
A alta do dólar deve prejudicar a venda de PCs. Foto: Andrey_Popov/Shutterstock.

A alta do dólar deve prejudicar a venda de PCs. Foto: Andrey_Popov/Shutterstock.

A IDC revisou sua previsão para o mercado de PCs em 2015. Segundo a consultoria, a comercialização deve cair 4,9% neste ano, mais do que os 3,3% estimados no final do ano passado.

O corte aconteceu pois a IDC espera que o dólar americano mais forte torne os computadores mais caros em muitos países. A Microsoft também deve retirar os subsídios que estava oferecendo para os fabricantes de computadores Windows com o Bing como ferramenta de buscas padrão.

É esperado que sejam vendidos cerca de 293 milhões de PCs neste ano. Em 2014, o mercado caiu em 0,8% no valor, para US$ 201 bilhões, e deve cair em mais 6,9% em 2015, de acordo com a consultoria. 

Quedas menores são esperadas nos próximos anos, até que o mercado atinja cerca de US$ 175 bilhões em 2019.

No entanto, é esperado um aumento do interesse dos consumidores no segmento no final do ano, quando devem chegar ao mercado o novo sistema Windows 10 e a arquitetura de chips Skylake, da Intel.

Anteriormente era esperado que o mercado de tablets afetasse a venda de PCs, mas esses dispositivos também estão enfrentando desafios no mercado por causa dos smartphones com telas maiore. 

As vendas globais de tablets devem alcançar 234,5 milhões de unidades em 2015, um crescimento de apenas 2,1% em relação ao ano passado, aponta a IDC.