
Ação coloca Amazon em competição mais próxima com PayPal. Foto: flickr.com/photos/accidentalhedonist.
A Amazon está lançando um novo serviço de pagamentos, e espera que, em breve, ele seja adotado por startups e outras empresas que oferecem serviços baseados em assinaturas ou que contam com pagamentos recorrentes.
O serviço permite que os mais de 240 milhões de usuários que atualmente armazenam suas informações de cartão de crédito na Amazon façam pagamentos como assinaturas de apps de música até contas telefônicas mensais a partir deste cadastro.
O recurso já estava sendo testado por startups nos últimos meses. Entre elas estavam a empresa de telefonia celular Ting, de propriedade da Tucows, e o PeachDish.com.
Segundo a Amazon informou ao TechCrunch, o recurso será oferecido para qualquer empresa de telefonia móvel ou web que utilize este tipo de opção de pagamento para gerar receita.
Este movimento coloca a Amazon em competição mais próxima com o PayPal, do eBay, além de empresas como Braintree, Google Wallet ou Stripe, que oferecem esse tipo de serviço para pagamentos.
É também um passo notável da Amazon para um melhor aproveitamento dos dados que tem arquivados sobre os consumidores, além de gerar uma nova fonte de receita, pois a Amazon irá cobrar uma taxa para cada transação feita por meio do serviço, como a maioria de seus concorrentes.
A Amazon já havia criado medidas para competir com PayPal quando introduziu seu serviço “Login and Pay with Amazon”, que permite que os sites parceiros incluam um botão de pagamento para que os clientes paguem usando informações de cartão de débito e crédito arquivados no cadastro da Amazon.
O lançamento do novo recurso de cobrança é uma extensão desse esforço anterior, afirma a Amazon, uma vez que será um serviço oferecido no “Login and Pay with Amazon", ao invés de ser uma oferta independente.
O movimento mostra a Amazon tentando se colocar ainda mais em áreas dominadas por PayPal e outros. Além disso, chega logo antes do lançamento do planejado primeiro smartphone da Amazon, que deverá ser revelada em 18 de junho, segundo o TechCrunch.
Isso significa que os fabricantes de aplicativos móveis que oferecem serviços baseados em assinatura, como streaming de música ou serviço de vídeos, também poderiam tirar proveito desta nova opção no momento em que o telefone chegar ao mercado.