SEXTOU

Ambev vai identificar nível alcoólico pela voz

Projeto em fase piloto conta com inteligência artificial e biometria vocal.

05 de maio de 2023 - 15:56
Rodrigo Moccia, diretor de relações institucionais, e Lucas Lima, gerente de relações institucionais e consumo responsável, da Ambev (Foto: Divulgação)

Rodrigo Moccia, diretor de relações institucionais, e Lucas Lima, gerente de relações institucionais e consumo responsável, da Ambev (Foto: Divulgação)

A Ambev anunciou a criação de uma inteligência artificial que identifica o consumo de álcool dos motoristas através da voz.

Batizada de Flow Voice, a ferramenta foi desenvolvida pelo Smart Drinking Lab, laboratório interno da Ambev, em conjunto com a curitibana Metatimbre AI, especializada em biometria vocal. O piloto ainda não tem data prevista para o lançamento oficial.

Segundo Rodrigo Moccia, diretor de relações institucionais da Ambev, a inteligência artificial será submetida a uma série de testes e hipóteses de uso para compreender a melhor forma de explorar seu potencial em prol da segurança nas estradas.

Para realizar o teste, os motoristas deverão gravar áudios seguindo as frases indicadas na plataforma. A partir disso, a tecnologia analisa mais de 120 aspectos da voz humana para identificar se há presença de álcool no organismo.

Baseada nesta análise, a inteligência artificial dá dicas de ações para um consumo moderado, sugerindo que o usuário beba água ou coma algo, por exemplo. 

Diante de sinais de consumo de álcool, a partida do veículo poderá ser bloqueada. Outra possibilidade é a criação de wearable devices, como smartwatches e pulseiras, que forneçam informações em tempo real sobre o nível de embriaguez do usuário.

De acordo com a Ambev, a expectativa é que, no futuro, a tecnologia auxilie os consumidores a tomarem melhores decisões para um consumo responsável, além de ser utilizada por empresas e em políticas públicas de mobilidade e segurança.

“Como uma empresa que tem a bebida no centro do seu negócio, incentivar e promover a moderação é algo fundamental e necessário. O Flow Voice é um dos projetos que temos no nosso pipeline de inovação, que conta com outras soluções e produtos em diferentes etapas de desenvolvimento, desde pesquisas, prova de conceito, teste clínico e pilotos em curso”, conta Moccia.

A Ambev tem 5 mil profissionais nas suas áreas de tecnologia e trabalha com 500 parceiros diferentes no segmento.

Nos últimos anos, a empresa vem fundando startups dentro da sua operação, incluindo hoje 20 negócios. Os principais são as plataformas BEES e Zé Delivery, bem como os hubs Ambev Tech, Ambev Global Tech e Ztech.

Criada em 2021, a Metatimbre AI tem sede em Curitiba. A empresa usa inteligência artificial para criar soluções em diversos segmentos de mercado, principalmente em segurança do trabalho e viária.