
A Unicamp irá desenvolver um modelo para avaliar e inserir métricas aos comentários das redes sociais. Foto: Divulgação
A Inmetrics, uma das maiores empresas de teste de software do Brasil, está desenvolvendo uma solução de inteligência artificial junto com o Recod.ai, laboratório de IA da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários, a solução coleta e analisa comentários sobre aplicativos de empresas e classifica-os em requisitos de qualidade de software.
A IA também identifica se as reclamações estão relacionadas a bugs funcionais de um software ou não.
“É uma ferramenta que auxilia as empresas a manterem um canal direto de contato com seu público, dando informações fundamentais e, muitas vezes, ajudando na jornada de compra”, detalha Cleber Marques, head de dados e inteligência artificial na Inmetrics.
No projeto, o papel da Unicamp é o desenvolvimento de um modelo para avaliar e inserir métricas aos comentários das redes sociais com a IA.
“Espera-se o desenvolvimento de técnicas capazes de entender comentários e conversações de clientes a respeito de produtos das empresas parceiras da Inmetrics da forma mais transparente possível ao usuário final”, explica Anderson Rocha, professor e diretor do Instituto de Computação da Unicamp.
Atualmente, os primeiros testes estão sendo realizados a partir dos comentários, deixados na Play Store e Apple Store, sobre aplicativos de clientes da Inmetrics dos segmentos de finanças, telecomunicações e varejo.
A Inmetrics foi fundada em 2002 e tem unidades no Brasil, Chile, Colômbia e República Dominicana. A companhia atua em engenharia de qualidade de software, além de serviços de desenvolvimento de produtos digitais, cloud e DevOps.
Com cerca de 1,2 mil profissionais espalhados pelo continente, atende clientes de setores como financeiro, saúde, varejo e indústria. Entre eles, estão nomes como Banco Neon, Cielo, Livelo e Natura.
Fundada em 1966, a Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil, 12% da pós-graduação nacional e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS.
A universidade conta com aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação.