SUSTENTABILIDADE

Ambipar adota soluções de ESG da SAP

Com foco na América Latina e no Caribe, projeto ainda está em estágio inicial.

06 de setembro de 2024 - 15:37
SAP NOW contou com ferramenta da Ambipar para compensação de carbono. Foto: divulgação.

SAP NOW contou com ferramenta da Ambipar para compensação de carbono. Foto: divulgação.

A Ambipar, multinacional brasileira de gestão ambiental com operações em 40 países, adotou uma combinação de soluções da SAP voltadas para a sustentabilidade com foco na América Latina e no Caribe.

Entre as ferramentas escolhidas para o projeto, estão o Sustainability Footprint Management, Sustainability Data Exchange, Green Token e Sustainability Control Tower.

Com elas, o objetivo da companhia é realizar a gestão de carbono de ponta a ponta e estabelecer uma base comum de dados para administrar com maior eficácia o impacto ambiental.

Ainda em estágio inicial, o projeto conta com cinco pessoas dedicadas ao piloto, que envolve quatro unidades da empresa: duas no Brasil, uma no Canadá e outra nos Estados Unidos. 

Os times estão divididos entre aqueles que estão levantando informações de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês) para colocar no sistema da SAP e aqueles que trabalham na implementação do SAP Sustainability Control Tower. 

"O SAP Sustainability Control Tower será o meio de campo para conectar temas de finanças e sustentabilidade, demonstrando como isso pode gerar riscos para o negócio ou agregar valor para a empresa. Acredito que esse piloto será um sucesso e vamos expandir para o grupo todo conforme o projeto avance", avalia Rafael Tello, vice-presidente de sustentabilidade da Ambipar. 

Segundo a companhia, a implementação deve possibilitar a padronização das informações de dados dos clientes para integrar relatórios e gerar ações mais assertivas na redução de emissão de carbono.

Além disso, a IA embarcada nas soluções deve organizar os elementos de impacto ambiental da empresa. As soluções podem treinar os modelos de IA com as informações que a Ambipar vai coletar para realizar o cruzamento com outros dados dentro do próprio ambiente.

A companhia ainda estuda expandir o projeto para outros pontos de atenção, como saúde e segurança, resíduos, água e energia.

O projeto foi anunciado durante o SAP NOW Brazil 2024, evento da alemã que reuniu 2,5 mil pessoas em São Paulo nos dias 3 e 4 de setembro e teve compensação de carbono por meio da Ambify, tecnologia do Grupo Ambipar.

Fundada em 1995, a Ambipar atua investindo e operando projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental. Hoje, a multinacional está presente em 40 países e conta com mais de 20 mil colaboradores. 

Criada em 1972, a SAP é líder global no mercado de softwares de gestão de empresas. Somente no segundo trimestre de 2024, sua receita atingiu globalmente mais de € 8,29 bilhões, alta de 9,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

*Luana Rosales participou do SAP NOW, em São Paulo, a convite da SAP.