
Cristina Palmaka, presidente da SAP Latam, e José Manuel Silva, CEO Latam da Natura Pay e novos negócios. Foto: divulgação.
A Natura, multinacional brasileira de cosméticos, começou a testar a inteligência artificial generativa da SAP em aplicações de gestão de processos em meio à implantação do S/4 Hana, a última versão do software de gestão da alemã rodando na nuvem.
Em maio deste ano, a equipe da Natura iniciou fazendo uma imersão na plataforma SAP Discovery Center para conhecer o recurso e as possibilidades criadas ao empregar modelos de linguagem de grande escala (LLMs, na sigla em inglês).
Com isso, o time pôde experimentar a IA generativa e apresentar internamente a aplicação.
Em seguida, houve duas fases de exercício. A primeira consistiu em vetorizar os dados da empresa no S/4 Hana. A segunda foi a liberação do acesso para a Natura no hub generativo de IA na infraestrutura SAP AI Core, que disponibiliza uma variedade de LLMs. O tempo total de trabalho foi de três semanas.
“Conhecer os recursos de inteligência artificial generativa da SAP e experimentar sua aplicação foram os principais ganhos nessa jornada”, afirma Michael Uhlig, gerente de tecnologia e especialista em SAP Business Technology Platform (BTP) na Natura.
De acordo com o executivo, a experiência uniu teoria e prática, reunindo internamente visões distintas de desenvolvimento de software e de infraestrutura de banco de dados.
"Estamos felizes em trabalhar em conjunto com a Natura para proporcionar um caso real de aplicação com IA generativa dentro do S/4 Hana. Acredito que a ferramenta apoia na criação de estratégias de negócios mais certeiras na grande operação que a companhia mantém”, destaca Matheus Souza, CIO da SAP para América Latina e Caribe.
José Manuel Silva, CEO Latam da Natura Pay e novos negócios, falou sobre o uso de IA na empresa durante o SAP Now, evento da multinacional alemã que reuniu 2,5 mil pessoas em São Paulo nos dias 3 e 4 de setembro.
“Nós ainda estamos em ‘baby steps’, mas com passos muito consistentes no próprio S/4 Hana. Fundamentalmente, eu também gosto de citar os exemplos do BTP, o que nós conseguimos com as LLMs que já são nativas da SAP. Para nós, tem sido muito rápido em linguagem do negócio”, contou Silva.
Sobre o lançamento da assistente virtual Joule em português, o executivo destacou estar super ansioso e até pressionando por isso, pois a ferramenta tem feito uma diferença principalmente para o seu time de finanças, que cada vez mais precisa de informações de qualidade para tomar boas decisões.
“Hoje isso é um desafio. Não que a informação atual não seja de qualidade, mas é um trabalho muito hercúleo você conseguir ter ela no lugar certo no tempo certo. Nós estamos fazendo vários testes e eu estou realmente muito animado”, afirmou Silva.
A migracão para o S/4 Hana deve ser concluída somente em 2027, englobando as plantas da Natura no Brasil e em outros países da América Latina. Sobre isso, o CEO contou que a companhia deixou de encarar a implantação como um projeto de tecnologia, passando a vê-la como uma questão cultural e de maneiras de trabalhar.
“Nós mudamos a estrutura organizacional por conta da relação com a SAP. Empresas como a Natura e outras que têm muito legado, muito processo que fica no meio do caminho, têm que colocar os processos acima das diretorias e você só faz isso tendo uma visão de processo end to end”, destacou Silva.
A Natura &Co reúne as marcas Natura, fundada em 1969, e Avon, comprada pela brasileira em 2019. Juntas, elas somam mais de 200 milhões de clientes, quase 7 milhões de consultoras e representantes, 900 lojas e franquias e 22 mil colaboradores.
*Luana Rosales participou do SAP Now, em São Paulo, a convite da SAP.