CONECTIVIDADE

ANP interliga repartições com SecureLink

Órgão adotou solução para transportar dados entre dois pontos de uma rede.

18 de julho de 2024 - 11:59
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) contratou a SecureLink, operadora focada na implementação de redes neutras e soluções de segurança voltadas para o segmento B2B, para interligar todas as suas oito repartições espalhadas pelo país.

Com validade inicial de 12 meses, o contrato entre as partes é avaliado em R$ 165 mil e pode ser prorrogado por mais 10 anos caso haja necessidade.

A tecnologia escolhida foi uma comutação de rótulos multiprotocolo (MPLS, na sigla em inglês), responsável por transportar dados entre dois pontos de uma rede a partir de uma sinalização de túneis por etiquetas.

A SecureLink também irá fornecer equipamentos para a organização, além de realizar o gerenciamento ativo da conexão após seu estabelecimento.

Para este último caso, foi preciso desenvolver um portal via web customizado para que os gestores da ANP tenham uma visibilidade completa da rede, contemplando as áreas funcionais de gerência de falhas, desempenho, configuração e nível de serviço.

Essa etapa também incluiu a facilitação da abertura de chamados técnicos em tempo real e a emissão de relatórios de desempenho.

A expectativa é que, agora, a ANP desfrute de transações mais rápidas e eficientes, além de passar a usufruir de maior estabilidade nas suas comunicações.

Criada em 1997, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) atua como um órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil.

Já a SecureLink está no mercado desde 2023 e faz parte do Grupo Lotus, um ecossistema carioca focado em serviços de infraestrutura de nuvem, telecom e cidades inteligentes. Entre seus parceiros, estão marcas como Huawei, Oracle, V.Tal, Algar Telecom, IBM e Microsoft.

A Lotus ICT é formada por uma equipe com mais de 200 colaboradores diretos, 800 indiretos e possui presença em 15 países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra e China. 

No cenário nacional, já executou projetos para empresas como TIM, Usiminas, Cemig, Eletrobras, Caixa e Correios.