Aprendizados do mercado de iGaming: o que outras empresas podem aprender com esse setor

30 de agosto de 2024 - 08:25

O mercado de iGaming no Brasil alcançou patamares inéditos ao longo dos últimos anos. Inicialmente, as apostas esportivas e jogos online atuavam em uma área cinzenta desregulamentada.

Mas o Governo Federal sancionou a lei de apostas esportivas e regulamentou a prática de aposta em quota fixa. Os cassinos online também entraram no rol de aprovações e foram legalizados no Brasil.

É dessa maneira que muitos brasileiros buscam se divertir e passar o tempo. Mas, muito além da diversão que esse mercado oferece, existem muitos aprendizados que outras empresas podem obter com o boom do segmento de iGaming no Brasil.

Exploração de áreas cinzentas

Fica difícil para alguns empresários entenderem o que é a área cinzenta na qual o mercado de iGaming brasileiro atuava. O termo ‘área cinzenta’ se refere a um segmento em que não existe regulamentação.

Isso significa que as empresas atuam sem que existam regras que precisem ser respeitadas dentro do país de atuação. No caso do iGaming, as plataformas estavam registradas no exterior e ofereciam seus serviços para brasileiros de maneira digital.

As leis brasileiras para o mercado de iGaming eram extremamente atrasadas e não cobriam o âmbito digital. Entretanto, as empresas já atuavam no setor por saber que ele poderia ser explorado online e, possivelmente, seria legalizado no futuro.

O ponto chave para o empresário é entender que as empresas já tinham conhecimento de que poderiam atuar no Brasil, mesmo sem uma regulamentação formal sobre o tema. No geral, as plataformas não eram legalizadas e nem ilegais, atuando na tal zona cinzenta que permitiu seu progresso até a legislação ser definida.

Mercado maduro no exterior

Outro ponto que vale a pena destacar no segmento de iGaming no Brasil é que esse mercado já estava muito maduro no exterior. Bastava acompanhar as notícias de negócios em outros países para identificar que as apostas e jogos já estavam presentes em diversos países europeus.

Essa experiência das plataformas de apostas permitiu que sua adaptabilidade ao mercado brasileiro fosse muito mais fácil do que explorar o mercado do zero. Bastaram alguns investimentos em localização para o Brasil para que seus sites começassem a permitir brasileiros em sua base de dados.

A combinação de um mercado maduro com tecnologia de adaptabilidade permitiu que as empresas conseguissem criar uma plataforma rapidamente. Em meio ao ambiente digital, a velocidade de adaptação tem um papel fundamental.

É importante saber diferenciar inovação e transformação digital para os negócios online. Afinal, esses dois termos podem parecer significar a mesma coisa, mas são distintos em termos de desenvolvimento de empresas no ambiente da internet.

Participação ativa no desenvolvimento do mercado

Outro ponto a ser considerado na análise de como o mercado de iGaming explodiu tanto no mercado brasileiro é a participação ativa das empresas no desenvolvimento de regulamentação desse setor.

Muitos negócios tendem a ficar receosos quando percebem que novas leis serão criadas para o seu setor. Algumas empresas pensam em deixar o segmento e passar a atuar em outras etapas do processo produtivo.

Já outros negócios adotam a ideia de novas regras como algo positivo que possa contribuir para uma melhoria na comercialização de seus produtos ou serviços. No caso do iGaming, muitas empresas viram a oportunidade de participar ativamente em uma etapa histórica no mercado brasileiro.

Antes mesmo da regulamentação, diversas casas de apostas se reuniram para debater o tema com as autoridades brasileiras. Mesmo que o jogador brasileiro já pudesse acessar sites de revisões de plataformas, essa abertura de diálogo foi essencial para que as leis criadas fossem condizentes com o mercado de iGaming e as finanças das empresas desse setor.

Atualmente, o jogador brasileiro que quer jogar nos melhores cassinos online já pode acessar sites que oferecem revisões de plataformas de jogos. Por exemplo, o Casino.org analisa os que pagam dinheiro real para os jogadores brasileiros que querem se divertir em um cassino na internet.

É muito mais interessante para uma empresa participar ativamente no processo de regulamentação e já se adaptar ao mercado antecipadamente do que se afastar dele. Entretanto, deve-se considerar o tamanho do negócio antes da tomada de decisão quanto à participação.

O importante é não perceber os possíveis avanços como entraves, mas sim como barreiras que todos os concorrentes em potencial também poderão ter que enfrentar em seus negócios. Por isso, a união entre as empresas concorrentes e o diálogo entram como peças fundamentais para o sucesso do mercado.

Parcerias para desenvolvimento

O último ponto que vale destacar no avanço do mercado de iGaming no Brasil é o avanço de parcerias. Existem casas de apostas e cassinos online que adotaram parcerias com grandes autoridades no segmento esportivo.

Um ótimo exemplo foi a Confederação Brasileira de Futebol, a qual já firmou parceria para o patrocínio do Brasileirão Série A. Isso mostra que as empresas de iGaming estão dispostas a entrarem como parceiras para grandes eventos que envolvem seu mercado.

Na medida em que apostas e jogos de cassino avançam no Brasil, a expectativa é de que ainda mais brasileiros participem desse mercado e as empresas precisem investir ainda mais em diferenciais para se firmarem entre as principais opções do seu setor.