COMBATE

Aula de samurai para executivos

05 de maio de 2014 - 10:37
Samurais no trabalho? Foto: flickr.com/photos/66361322@N03

Samurais no trabalho? Foto: flickr.com/photos/66361322@N03

No competitivo mundo empresarial, para ser dar bem é preciso às vezes ter a calma e, ao mesmo tempo, a agressividade de um samurai. Pensando nessa ideia, em São Paulo uma escola está se especializando em dar aulas de espada japonesa para executivos.

A proposta é do Instituto Niten, criado pelo empresário e mestre em artes marciais Jorge Kishikawa, que transformou sua paixâo e conhecimento pela filosofia e combate do Japão feudal em um negócio.

A ideia partiu de resultados em suas aulas regulares de espada samurai, depois que alunos revelaram que a prática teve efeitos positivos em suas vidas profissionais.

Por cerca de R$ 180 por pessoa, o instituto oferece treinamentos voltados a profissionais, com introdução ao kenjutsu (combate com objetos de bambu), movimentos com espadas de aço e lições teóricas.

De acordo com Kishikawa, o uso da espada tem efeitos no poder de decisão de seus praticantes. Segundo ele, o aluno assimila a espada como uma bússola para tomar decisões e criar novas estratégias de negócio.

Conforme o dono do Instituto Niten, cerca de 70 empresas já fizeram o treinamento desde 2001. Empresas farmacêuticas, montadoras de automóveis e companhias aéreas já experimentaram o método.

Um exemplo, conforme destaca a Folha, foi da Phillips do Brasil. No ano passado, o setor de recursos humanos da fabricante de eletrônicos contratou o serviço Kir Empresarial para 40 funcionários, para prepará-los para captar clientes em uma feira de eletrodomésticos, desbancando a concorrência.

"A filosofia samurai encara a vida como uma oportunidade única. Estar 100% presente no momento é o que faz a diferença. No mundo empresarial, todo dia você está em disputa, concorrendo com outras empresas", afirmou Kishikawa.