QUEBRA DE CONTRATO

B2W entra em conflito com Buscapé

Buscapé anunciou recurso em que usuários podem comprar sem precisar entrar no site da oferta. B2W não gostou.

29 de janeiro de 2013 - 14:02
Briga de cachorro grande? Foto: divulgação.

Briga de cachorro grande? Foto: divulgação.

A B2W, controladora dos sites Submarino, Americanas e Shoptime se estranhou com o Buscapé, site agremiador de ofertas do e-commerce nacional, e acabou tirando as suas páginas do buscador.

A razão da encrenca teve origem na semana passada, quando o Buscapé anunciou um recurso especial possibilitando as usuários fazerem suas compras com um único clique, sem precisar entrar no site da oferta, aponta o IPNews.

Chamado de “Comprar Agora”, o recurso possibilita ao usuário efetuar a compra de dentro do Buscapé, reduzindo o número de páginas visitadas.

Segundo comunicado pelo site comparador de preços, o serviço iniciou com cerca de mil lojas integradas e uma base de 3 milhões de produtos. De acordo com o Buscapé, entre as lojas integradas à iniciativa, estariam inclusive o Submarino, Americanas e Shoptime.

Bem, não foi o que a B2W afirmou.

Segundo comunicado pela varejista em nota, as lojas virtuais Americanas.com, Submarino e Shoptime não possuem contrato com o Buscapé para finalização de compra diretamente pelo site do buscador.

“A B2W não decidiu, em momento algum, participar de nenhum projeto com o Buscapé que envolvesse a captura e retenção de dados de seus clientes”, diz o comunicado.

Segundo a B2W, o Buscapé descumpriu a sua parte do contrato firmado entre as duas empresas, incluindo as marcas no novo serviço sem consultá-los antes.

Como represália, e para garantir a privacidade e segurança dos dados cadastrais de seus clientes, a empresa retirou suas ofertas do buscador. Cerca de 400 mil produtos foram sacados.

Segundo alega a varejista, a prática não foi aprovada devido ao fato de que a empresa é a principal responsável pelo processo de compra de seus clientes, e que não confere o acesso a esses dados para terceiros - no caso, o Buscapé.

A B2W acrescentou diz que está tomando “todas as medidas cabíveis na condução do assunto”. Até o momento, o Buscapé não se pronunciou sobre a questão.