RECHEIO

Bauducco aposta em IA e automação

Cloud Target entregou nove soluções para as áreas de RH, finanças e TI.

30 de setembro de 2025 - 09:51
Panetone é um dos produtos mais conhecidos da Bauducco. Foto: Divulgação.

Panetone é um dos produtos mais conhecidos da Bauducco. Foto: Divulgação.

A Bauducco, uma das maiores empresas do setor alimentício do Brasil, emplacou nove soluções focadas na otimização de processos em áreas como RH, finanças e TI, como parte de uma estratégia de uso de IA dentro da empresa.

As automações foram desenvolvidas pela Cloud Target usando o Copilot Studio, plataforma da Microsoft para criar copilotos de IA, e o Power Automate, solução da multinacional para automação de processos voltada à criação de workflows sem necessidade de programação.

Para a área de RH, foram criados um agente virtual, capaz de sugerir movimentações internas, planos de desenvolvimento e vagas compatíveis para colaboradores, além de um chatbot capaz de responder dúvidas frequentes e encaminhar casos complexos para analistas de RH.

O processo de solicitação de equipamentos e acessos de novos colaboradores (o famoso onboarding), integrando RH, TI e gestores, também foi automatizado.

Em outras áreas, foram desenvolvidas automatizações para a extração de relatórios do sistema de gestão SAP, com alertas e insights sobre vendas e estoque; para a consolidação de dados financeiros, relatórios gerenciais e validação de informações provenientes de diferentes sistemas.

Um assistente virtual também agiliza o atendimento de clientes pelo WhatsApp, usando funcionalidades de IA disponíveis no Zendesk, software utilizado no atendimento da Bauducco. Outro chatbot foca na coleta de informações sobre problemas de entrega via WhatsApp.

Por fim, um agente monitora erros e exceções nos pedidos, enviando alertas para os responsáveis, e outro permite consultas rápidas a contratos armazenados em PDF ou em sistemas jurídicos, respondendo perguntas em linguagem natural.

“A Cloud Target nos mostrou um caminho claro para integrar a IA de forma segura e eficaz em nossa rotina”, afirma Heraldo Ribeiro, gerente de Dados e IA da Bauducco.

O próximo passo é a criação de um painel de visibilidade, que permitirá à Bauducco monitorar o uso das plataformas e, futuramente, medir o retorno sobre o investimento (ROI) de forma concreta. O projeto está estruturado em quatro fases com duração de três meses, sendo que a segunda fase prevê a implementação do dashboard de visibilidade, atualizado a cada 15 dias.

O painel oferecerá uma visão clara de quais departamentos estão utilizando a plataforma, como e quanto estão investindo em cada programa de IA. A meta é medir o desempenho do Copilot em tempo real, identificando onde a ferramenta é mais eficaz e onde há oportunidades para programas de treinamento e suporte mais direcionados.

A Bauducco é líder em várias categorias de panificação, como panettones, wafers, torradas, cookies e biscoitos. A marca possui mais de 180 mil pontos de venda no país e exporta para mais de 50 países, com faturamento estimado em torno de R$ 5 bilhões.

Fundada em 2017, a Cloud Target foi criada por Cyro Diehl (ex-presidente da Oracle), Betina Testoni (ex-VP da Officer) e Erik Baptista (ex-diretor executivo da Planus Datacenter). Hoje, é um dos principais parceiros Gold Microsoft, com soluções em cloud computing e mais de 480 clientes.