
A BlaBlaCar, comunidade de viagens compartilhadas, chegou ao Brasil. Foto: William Perugini/Shutterstock.
A BlaBlaCar, comunidade de viagens compartilhadas entre cidades, anuncia sua chegada ao Brasil. O país é o primeiro da América do Sul a contar com a ferramenta, criada na França em 2006.
O conceito da BlaBlaCar é conectar condutores com lugares vazios no carro a passageiros indo para o mesmo destino.
O condutor, que tem uma viagem programada, publica na BlaBlaCar as informações do seu trajeto, como horário, ponto de partida e chegada, e número de lugares disponíveis. O passageiro escolhe entre os condutores aquele com quem gostaria de viajar e, caso o condutor concorde, eles viajam juntos e dividem os custos do trajeto.
A expansão global, financiada por aportes recebidos nos últimos dois anos - que somam US$ 300 milhões - é uma das principais estratégias de crescimento da BlaBlaCar.
“Centenas de milhares de brasileiros já utilizam as redes sociais para organizar viagens compartilhadas com o objetivo de dividir os custos. A BlaBlaCar, ao criar uma comunidade de confiança com perfis verificados, avaliações e facilidade de uso, propiciará uma solução para as viagens compartilhadas intermunicipais.”, afirma Julien Lafouge, diretor geral da BlaBlaCar na América Latina.
A fim de gerenciar sua plataforma no Brasil, a BlaBlaCar contratou um time local e abriu um escritório na capital paulista.
“Segundo dados do Ministério do Turismo publicados em outubro de 2015, 84% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos meses farão viagens domésticas. Queremos justamente ajudar a população a explorar os destinos nacionais.”, afirma Ricardo Leite, diretor geral da BlaBlaCar no Brasil.
A BlaBlaCar está presente em 20 países: França, Espanha, Reino Unido, Itália, Portugal, Polônia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Rússia, Ucrânia, Turquia, Índia, Hungria, Sérvia, Romênia, Croácia, México e Brasil.
A empresa tem seu valor de mercado avaliado em cerca de US$ 1,6 bilhão.