
96% das pessoas afirmaram que vão fazer compras no Black Friday de 2014. Foto: faithie/Shutterstock.com
Mesmo com os problemas relatados nos últimos anos em relação a descontos falsos, parece que os brasileiros ainda apostam no Black Friday. De acordo com uma pesquisa feita pelo Busca Descontos, 96% das pessoas vão fazer compras na data, que acontece em 28 de novembro.
O número representa um grande salto, pois apenas 42% dos pesquisados fizeram compras na data em 2013. A pesquisa ouviu 20.841 e-consumidores.
Segundo o Busca Descontos, que realizou a pesquisa, “a procura este ano é reflexo da experiência que a maioria dos compradores teve na edição anterior”.
Ao todo, 75% dos pesquisados que participaram da edição passada informaram que tiveram uma boa ou ótima experiência comprando no dia mundial do desconto.
“As vendas crescem exponencialmente durante a data, enquanto as reclamações sobem naturalmente, mas em um ritmo bem menor. Em 2013, foram vendidas 12 vezes mais que um dia normal e quase o dobro da ação no ano anterior. Enquanto isso, relação de reclamações e pedidos no dia subiram apenas 6,25% entre uma edição e outra” relata Pedro Eugênio, fundador do Busca Descontos
Eugênio ainda vê o Black Friday de 2014 como uma grande oportunidade para lojistas e consumidores.
“As vendas gerais do ano acabaram sendo mais fracas do que o esperado. E-commerces estão com grandes estoques, algo que deve motivar boas promoções. Pelo outro lado, os consumidores estão ávidos por descontos”.
Pela pesquisa, os produtos mais desejados são os eletrônicos, com 17%, seguido pelos de informática (13%), telefonia (12%) e eletrodomésticos (11%).
No ano passado, os produtos mais procurados foram os smartphones, TVs e tablets, movimento que deve se repetir neste 28 de novembro.
Mesmo com o relatado sucesso das vendas em 2013, nem todas foram um bom negócio para o consumidor.
Segundo levantamento feito pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da FIA, no último Black Friday no Brasil se analisadas as três semanas anteriores ao evento, juntamente à semana seguinte à promoção em massa, os preços dos produtos "ofertados" mais cresceram do que diminuíram.
Na data do Black Friday, de acordo com o documento, dentre todos os itens analisados, 21,4% sofreram aumento de preços. Isso representa mais do que o dobro daqueles cujos preços caíram (9,53%). Na média, os aumentos foram de 10,2% e os descontos de 10,6%.
Na semana seguinte às promoções, 22,6% dos produtos tiveram queda nos preços - número mais de duas vezes maior do que o de itens que tiveram os preços diminuídos na data (9,5%).