SAIONARA

Bolsa de Tóquio dá pau e fica fora do ar

A terceira maior bolsa de valores do mundo ficou quase 24h fora do ar.

05 de outubro de 2020 - 03:45
"Fechado por motivos de falha técnica". Foto: Pexels.

"Fechado por motivos de falha técnica". Foto: Pexels.

A Bolsa de Valores de Tóquio, a terceira maior do mundo, ficou quase 24 horas fora do ar na quinta-feira, 01, por um problema na infraestrutura de TI.

A bolsa japonesa teve um problema técnico na distribuição dos dados de compra e venda de ações, gerada por uma falha de hardware seguida de um falha na redundância.

Dados inválidos chegaram a ser distribuídos para investidores, o que em termos de transações instantâneas pela Internet pode gerar grandes problemas.

A Bolsa de Tóquio realiza 100 milhões de operações por dia, 1,4 milhão por minuto.

Teria sido possível substituir o equipamento defeituoso, mas isso exigiria um reboot no meio do horário comercial, o que os gestores da bolsa japonesa avaliaram que causaria ainda mais confusão.

A opção então foi por cancelar todo dia e reabrir o mercado na sexta-feira, 02.

A Bolsa de Tóquio usa cerca de 200 servidores Primergy da Fujitsu, com o software de gerenciamento de dados in-memory Primesoft. 

Em nota, a bolsa assumiu a responsabilidade pela falha.