Brasil: mais de 1 mil sites de compra coletiva

No final do ano passado, a marca era 405. Agora, o site Bolsa de Ofertas, especializado no segmento de compras coletivas, reporta a existência de mais de 1 mil portais explorando o modelo.

Mais precisamente, são 1.025, informa o Bolsa.

A alta, segundo o site, é de 153% em menos de 60 dias. Sendo que 15% dos sites computados pelo portal surgiram no mercado em menos de 30 dias. Outro crescimento percebido foi no mercado de agregadores, que passaram de sete, em dezembro, para 18 atualmente.

03 de fevereiro de 2011 - 12:37
Brasil: mais de 1 mil sites de compra coletiva

No final do ano passado, a marca era 405. Agora, o site Bolsa de Ofertas, especializado no segmento de compras coletivas, reporta a existência de mais de 1 mil portais explorando o modelo.

Mais precisamente, são 1.025, informa o Bolsa.

A alta, segundo o site, é de 153% em menos de 60 dias. Sendo que 15% dos sites computados pelo portal surgiram no mercado em menos de 30 dias. Outro crescimento percebido foi no mercado de agregadores, que passaram de sete, em dezembro, para 18 atualmente.

O primeiro site de compras coletivas surgiu no Brasil em março de 2010, com a criação do Peixe Urbano, inspirado no norte-americano Groupon, hoje representado pelo Clube Urbano, no país.

Segundo a medição do Bolsa de Ofertas, feita com base na ferramenta de medição de audiência gratuita Alexa, os 10 maiores do Brasil, em acesso, são: Groupon, Peixe Urbano, Clickon, Qpechincha, Desejo Mania, Groupalia, Imperdível, Oferta X, Clube do Desconto e Oferta Única.

A lista dos 10 mais acessados segue à risca o modelo de ofertas: descontos de 50% a 90% em serviços como alimentação, lazer e estética.

Na busca por clientes, no entanto, os sites de compras coletivas variam nos anúncios.

Como noticiado pelo Baguete Diário, há páginas que vendem ingressos de jogos de futebol e até portais que comercializam a criação de outros portais.

Conforme o diretor de marketing e produtos da consultoria especializada em comércio eletrônico e-Bit  Alexandre Umberti, em entrevista ao Baguete no final do ano passado, quando a compra coletiva chegava a 400 sites no país, o segmento está em expansão, mas em breve deve começar a consolidar.

“Nessa fase, sites menores podem ser absorvidos por maiores ou simplesmente fechar. Surge então a liderança no mercado”, opinou Umberti, sem dar prazos para esse crescimento.

Dados do Ibope, divulgados no final do ano passado, indicam que apenas 14% dos usuários online acessam sites de compras coletivas. O número representa 2,95% da população total do Brasil.