
Brasil entre os primeiros no crescimento energético. Foto: divulgação.
Um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) destacou que o Brasil se tornará até 2018 o terceiro país no mundo que mais aumentarrá sua geração de energia. Com isso, o país baterá concorrentes como Índia e Alemanha, ficando somente atrás da China e Estados Unidos, que já lideram este ranking.
Conforme reporta o Estadão, nos próximos cinco anos geração de energia no Brasil terá um acréscimo de 130 terawatts-hora (TWh).
Já a China terá um aumento bem superior, da ordem de 750 TWh. Os Estados Unidos ficam bem atrás dos chineses, com 150 TWh.
Segundo a diretora executiva da AIE, Maria van der Shoeven, a China é a líder indiscutível neste crescimento, já respondendo por 40% do crescimento global da geração de energia, sobretudo por investimentos em energia renovável, como hidrelétricas.
Para a especialista, países emergentes como China, Brasil e Índia puxarão a expansão mundial da geração de energia nos próximos, compensando pela crise econômica na Europa, que reduziu investimentos e demanda na área energética.