
CPFL adequa subestação Cruz Alta com software gaúcho. Foto: CPFL.
A porto-alegrense Elipse Software implementou o Elipse Power na subestação Cruz Alta da CPFL, localizada no município paulista de Olímpia.
A solução voltada ao setor de energia elétrica permite a comunicação, por meio de protocolos IEC 61850 e DNP3, entre diferentes dispositivos da subestação, como relés de proteção, disjuntores, trafos e outros.
A partir desta integração, o software transmite as informações sobre o atual status de cada um dos equipamentos ao Centro de Operação do Sistema (COS) da CPFL, sediado em Campinas, e à sala de operações localizada junto à própria subestação, em Olímpia.
A solução foi contratada quando a empresa comercializadora de serviços do grupo, a CPFL Serviços, foi contratada pelo Grupo Guarani para realizar a adequação de uma subestação em Olímpia, necessária para atender à legislação que exige que usinas co-geradoras de energia sejam conectadas diretamente em barramento de subestação ou em linha de transmissão.
Assim, a subestação Cruz Alta, que anteriormente era de uso exclusivo da usina, sendo monitorada e operada pela mesma, passou a pertencer ao sistema de transmissão da concessionária local.
Para permitir a mudança de monitoramento e operação, foi necessária a instalação de um Sistema de Supervisão e Controle (SSC) que atendesse aos padrões da concessionária local, no caso, a CPFL Paulista, e foi aí que entrou o Elipse Power.
Além de monitorar, o software possibilita enviar comandos remotos para os relés pelo COS da CPFL ou pela sala de operações da subestação.
No projeto, a AFAP Eletro Mecânica e Eletrônica e a Ectech Projetos e Automação, empresas parceiras subcontratadas pela CPFL Serviços, participaram da instalação do SSC.
Os relés de proteção utilizados são da Schweitzer.
A CPFL Energia é uma holding que atua no setor elétrico por meio de subsidiárias dedicadas à distribuição, geração, venda de energia e serviços de infraestrutura de instalações elétricas.
Com 13% de participação no mercado nacional de distribuição, o grupo atende a 7,1 milhões de clientes em 569 municípios de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.
No setor de serviços, onde atua desde 2002, contabiliza mais de 2,3 mil MVA de potência instalada em subestações e mais de 500 Km de linhas de transmissão, em classes de tensão variando desde 13,8 até 230 KV.