.png?w=730)
Rui Botelho (Foto: SAP)
A SAP, gigante alemã que desenvolve softwares de gestão de empresas, nomeou Rui Botelho, profissional com mais de 25 anos de experiência, como o novo presidente de sua operação mexicana.
O executivo acumula pouco mais de oito anos na empresa, tendo passado por cargos na sucursal de São Paulo como vice-presidente sênior de vendas e de aplicativos em nuvem corporativos, VP para a América Latina e Chief Operating Officer (COO) da SAP Brasil, cargo que ocupou nos últimos três anos.
No passado, trabalhou na PwC como diretor com foco em serviços de consultoria de negócios.
Entre 1995 e 2012, fez parte do time da IBM como gerente de território e de vendas de soluções, bem como líder de software com foco em serviços e hardware.
Hoje, o profissional é membro do conselho da Petronect, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF).
Formado em engenharia de sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Botelho possui especializações em marketing e negócios globais e em liderança avançada de vendas pela Questrom School of Business, de Boston, e um MBA em negócios pela Fundação Dom Cabral.
Fundada em 1972 em Weinheim, na Alemanha, a SAP conta com cerca de 111 mil funcionários e registrou receita de R$ 33,3 bilhões em 2023, alta de 0,97%.
No México desde 1994, a empresa conta com escritórios na Cidade do México e em Monterrey. Lá, a SAP também se posiciona como um player-chave na economia mexicana, com mais de 50 mil clientes, como Liverpool, Soriana, Flexi e Truper.