
A BT fornece serviços de conectividade à Caixa há oito anos. Foto: Divulgação.
A BT Brasil venceu processo licitatório e firmou contrato de cinco anos de duração com a Caixa Econômica Federal, para conectar seus centros de dados às casas lotéricas em todo o Brasil. Inicialmente os serviços cobrem as 14 mil conexões já existentes, número que poderá atingir a marca de 18 mil até o final do contrato. O contrato foi firmado em quase R$ 328 milhões.
A BT fornece serviços de conectividade à Caixa há oito anos, mas o acordo assinado veio de uma nova licitação.
As conexões satelitais da BT atendem inclusive a casas lotéricas situadas em localidades remotas do país, onde elas também oferecem serviços bancários básicos à população local, incluindo o pagamento de benefícios de previdência social.
Entre as lotéricas da Caixa conectadas pela BT estão os Caminhões da Sorte - que viajam pelo Brasil para realizar ao vivo os sorteios das loterias. A BT também conecta as agências-barco da Caixa, que servem a populações ribeirinhas da bacia amazônica.
A tecnologia VSAT (Very Small Aperture Terminal) foi mais uma vez a escolhida pela Caixa para sua rede. No ano passado a BT duplicou as instalações de seu teleporto - que recebe o tráfego dos cliente utilizando conexões satelitais com links VSAT.
Em caso de degradação do link durante tempestades, o tráfego é imediatamente transferido da instalação principal, em Hortolândia, no estado de São Paulo, para seu “espelho” em Jaguariúna, também em São Paulo, sem afetar os serviços prestados ao cliente.
A BT opera em 170 países. Durante o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 o volume de negócios do BT Group foi de £ 17,979 bilhões, com lucro antes de impostos de £ 2,645 bilhões.