CRESCIMENTO

Buser analisa produtos digitais com Amplitude

Com estratégia baseada na análise de dados, o objetivo da startup é se tornar unicórnio.

18 de julho de 2022 - 11:44
A Buser possui uma frota de 1,2 mil veículos de viações parceiras. Foto: Divulgação

A Buser possui uma frota de 1,2 mil veículos de viações parceiras. Foto: Divulgação

A Buser, plataforma de intermediação de viagens rodoviárias, adotou a solução de product analytics da Amplitude, empresa americana de sistemas de otimização digital, com a Product Minds, representante exclusiva da marca no Brasil.

A ferramenta analisa produtos digitais, como sites e aplicativos, e mapeia o comportamento dos usuários em todas as fases de interação. 

Com o objetivo de entender a jornada do cliente e tomar decisões de negócio, a solução foi implementada em áreas como aquisição, conversão, pós-venda e suporte.

"A Amplitude e a Product Minds ajudaram a democratizar a cultura data-driven para além dos times do tech, para que equipes diversas – de desenvolvedores ao marketing e diretoria – possam abrir os gráficos e usar as informações", explica Gustavo Loureiro dos Reis, principal product manager da Buser.

Com estratégias de growth baseadas na análise de dados, a startup teve um aumento de 67% em conversões no último ano, com um aumento de receita estimado em R$ 100 milhões nos últimos dois anos.

A empresa conta que faz testes constantes nos canais digitais para validar o direcionamento, além de apostar em parcerias com agências de viagens digitais e em pacotes de viagens, bem como no WhatsApp como canal de vendas.

"Toda a mudança de growth está sendo medida dentro da Amplitude, que nos dá clareza sobre o caminho a seguir, mostrando se as mudanças estão funcionando ou não e com a velocidade que precisamos", detalha Reis.

Essa ampliação de atuação e canais faz parte do plano da Buser para chegar ao valor de mercado de US$ 1 bilhão, ganhando o título de unicórnio.

Fundada em 2017, a Buser conecta pessoas interessadas na mesma viagem. Juntas, elas podem fretar um ônibus com empresas de transporte executivo especializadas. A promessa é de até 60% de economia.

No final de 2020, a startup agregou à sua plataforma a oferta de viagens de ônibus em parceria com viações que operam nas rodoviárias, tornando-se também um marketplace. 

A empresa possui uma frota de 1,2 mil veículos de viações parceiras e conta com 7 milhões de clientes cadastrados em sua plataforma.

No ano passado, a Buser captou R$ 700 milhões em rodada série C liderada pelo LGT Lightrock com participação dos fundos Softbank, Monashees, Valor Capital Group, Globo Ventures, Canary e Iporanga Ventures.

Fundada em 2012, a Amplitude fornece soluções para que empresas vejam quais combinações de recursos e ações trazem resultados. Com mais de 500 funcionários e 1 mil clientes corporativos, tem escritórios nos Estados Unidos, Europa e Ásia. 

Já a Product Minds foi criada em 2020 e é uma agência que tem foco no entendimento e melhora da experiência do usuário. A integradora é representante exclusiva na América Latina dos softwares da Amplitude e da Braze.