SÃO PAULO

Caixas eletrônicos para câmbio

As máquinas realizam a troca de até 15 tipos de moedas em aproximadamente um minuto.

26 de maio de 2014 - 13:20
Máquina realiza a troca de até 15 tipos de moedas. Foto: flickr.com/photos/epsos.

Máquina realiza a troca de até 15 tipos de moedas. Foto: flickr.com/photos/epsos.

Estão em operação, em São Paulo, as duas primeiras máquinas de câmbio automático da cidade. O aparelho, implementado pela corretora Graco Exchange em parceria com a alemã Hess, funciona como um caixa eletrônico e, por meio de um sistema on-line, realiza a troca de até 15 tipos de moedas em aproximadamente um minuto.

As máquinas estão localizadas nos shoppings Villa Lobos e Cidade Jardim.

Segundo a diretora da Graco Exchange, Carolina Xavier Gomes, essa é uma das alternativas para desafogar as casas de câmbio e facilitar a vida de estrangeiros e moradores da capital, principalmente durante a Copa do Mundo. 

“O equipamento é de fácil acesso e funciona em quatro línguas. Durante a Copa, haverá um grande fluxo na cidade de interessados em trocar moedas estrangeiras por Real e vice-versa”, explica.

Para usar o equipamento, é necessário inserir no caixa um cartão de crédito ou débito para identificação do usuário e efetuar a transação de compra ou venda da moeda escolhida. 

A tarifa da transação é fixada com o câmbio do dia, mas, de acordo com Carolina, a corretora vai oferecer uma taxa atrativa como forma de desconto para os usuários que aderirem ao sistema.

A Graco Exchange ainda planeja investir cerca de R$ 3 milhões ao longo do ano para a ampliação desse serviço. 

O planejamento inclui a inauguração de mais uma máquina de trocas prevista para o começo de junho em um shopping da zona sudoeste, além da implementação do sistema em outras cidades do país. 

“Acreditamos que até o final deste ano teremos mais 20 máquinas espalhadas por São Paulo e pelo resto do Brasil”, informa Carolina Xavier Gomes.

Segundo o Ministério do Turismo, São Paulo deve receber 390,7 mil turistas durante a Copa do Mundo.

A Hess desenvolve, produz e comercializa soluções de processamento de dinheiro para bancos, instituições de crédito, autoridades locais, comércio e varejo. 

Fundada em 1885 e com sede em Magstadt, na Alemanha, integra hoje o Grupo internacional Gauselmann.