
O Canoas WiFi possui mais de 11 mil usuários cadastrados. Foto: Gustavo Garbino.
O CanoasWiFi, sistema que possibilita acesso livre à internet na cidade da região metropolitana de Porto Alegre, foi lançado oficialmente ontem com o anúncio da chegada de dois novos pontos de acesso em março, nos parques Eduardo Gomes e Getúlio Vargas (Capão do Corvo).
O projeto possui mais de 11 mil usuários cadastrados, com uma média de 150 novos usuários ao dia. Atualmente, está disponível na Praça da Bandeira e na Praça da Emancipação, além de poder ser acessado em alguns prédios da administração pública e nas suas proximidades.
A rede está disponível através da Infovia, que interliga, por fibra ótica, uma rede de multisserviços que conecta dados de secretarias da administração, escolas, postos de saúde e monitoramento de segurança em toda a cidade.
A rede CanoasWiFi é gerenciada pelo Canoastec (Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas).
O plano do projeto é estar presente em todas as grandes praças e parques da cidade. O CanoasWiFi também estimula o acesso aos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Canoas, como o CanoasMobi (com os horários e linhas do transporte coletivo) e Banco de Oportunidades (um cadastro para colocação profissional), entre outros.
Com mais de 323 mil habitantes, Canoas tem o terceiro maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás de Porto Alegre e Caxias do Sul.