EXPANSÃO

Capgemini vai quadruplicar em Recife

Multinacional francesa deve chegar a 1 mil funcionários em 2026.

15 de outubro de 2025 - 10:47
Emanuel Queiroz, vice-presidente de Sustentabilidade e Soluções de Desenvolvimento em Nuvem da Capgemini.

Emanuel Queiroz, vice-presidente de Sustentabilidade e Soluções de Desenvolvimento em Nuvem da Capgemini.

A Capgemini vai quadruplicar sua operação em Recife, no Pernambuco, saltando dos atuais 250 funcionários para 1 mil até o final do ano que vem.

O plano foi revelado durante a abertura de uma nova base de operações da empresa no Porto Digital, um dos pólos de tecnologia referência do país. 

Em nota, a Capgemini (ou Cap, para os íntimos) afirma que Recife deve se tornar um dos “principais centros de formação da empresa no Brasil”.

A empresa não chega a abrir quantos funcionários tem no total no Brasil hoje, o que seria útil para por as coisas em perspectiva (coisas de multinacionais, que são cheias de segredos).

Conforme dados do ranking “150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil” de 2022, publicado pelo Great Place to Work, a Capgemini tinha na época 4.295 funcionários no Brasil. 

Em Recife, a ideia é formar mão de obra qualificada, oferecendo capacitação em áreas como nuvem, dados e aplicações de inteligência artificial generativa e agêntica com treinamento intensivos, seguidos de participação “hands-on” em projetos.

“Recife se tornará nosso principal centro de formação de profissionais no Brasil e reforçará a base do nosso time com investimentos em capacitação contínua dos talentos locais”, afirma Emanuel Queiroz, vice-presidente de Sustentabilidade e Soluções de Desenvolvimento em Nuvem. 

A chave para as contratações em Recife é o START, um programa próprio para formação de talentos locais em modelo virtual, que atualmente opera em grandes centros como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. 

O START proporciona capacitação em tecnologias como Cloud, Salesforce, ServiceNow ou Java com cursos de quatro a oito semanas que totalizam mais de 200 horas de treinamento. 

Desde seu lançamento, a iniciativa já registrou 63 mil inscritos e formou 5.500 profissionais, com 710 deles contratados pela empresa. 

A Capgemini é um reforço de peso para o Porto Digital, no qual trabalham hoje 21 mil pessoas distribuídas em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões.