
Faz ali. Foto: divulgação.
Xixi é a nova gasolina. Se depender do bloco de carnaval Afroreggae e a agência de marketing JWT, os foliões poderão usar sua urina para mover o trio elétrico do grupo carioca, que fará seu carnaval na praia de Ipanema na próxima segunda-feira, 11.
O projeto, que tem o nome de "Xixi Elétrico", consiste na utilização de um mictório especial, colocado dentro do trio elétrico, que transforma a urina em energia elétrica para manter ligada a energia do veículo.
O fluxo da urina é usado como força para mover o dínamo – um processo similar ao de uma usina hidrelétrica –, que utiliza o líquido para gerar energia. Em seguida, ele é armazenado em uma bateria que é ligada ao trio elétrico do AfroReggae depois de carregada.
Se o xixi for feito no local correto, a música da festa é garantida por mais tempo.
A ideia foi uma saída criativa para conscientizar a população para não fazer o número 1 em vias públicas, um problema recorrente dos carnavais.
Todos os anos, na época de Carnaval, o Rio de Janeiro, assim como outras cidades que fazem seu carnaval nas ruas, passa pelo mesmo problema: foliões usam becos e calçadas como banheiro, deixando um rastro de mau cheiro.
“É uma ideia com inovação e cidadania, que abre os olhos de muitas pessoas para uma causa importante. Por isso, pensamos em transformar um assunto delicado, que gerou muita polêmica, em uma coisa mais leve, divertida. Compensaremos com muita música aqueles que se segurarem um pouco mais e fizerem xixi no lugar certo. É educativo e possui forte cunho social embutido", comenta Ricardo John, CCO da JWT.