INFRAESTRUTURA

Catricala renova servidores com IBM

O grupo, responsável pelos Supermercados Laranjão, adotou soluções de Linux em IBM Power Systems.

04 de janeiro de 2017 - 09:49
O grupo Catricala é responsável pela gestão da rede Supermercados Laranjão. Foto: Divulgação.

O grupo Catricala é responsável pela gestão da rede Supermercados Laranjão. Foto: Divulgação.

O grupo Catricala, responsável pela gestão da rede Supermercados Laranjão, no interior de São Paulo, renovou sua infraestrutura de servidores com tecnologia IBM. A empresa adotou soluções de Linux em IBM Power Systems com apoio da Ensite.

Com mais de 1,3 mil funcionários atuantes em supermercados, mercearias e farmácias em cidades como São José do Rio Petro, Bebedouro e José Bonifácio, o Catricala passou por uma forte expansão nos últimos três anos.

A partir do crescimento, a empresa buscou uma infraestrutura que alcançasse a performance ideal a um preço acessível, levando em consideração prováveis dificuldades em migração do banco de dados em open source e de seu gerenciamento.

A implementação da nova infraestrutura foi realizada pelo integrador Pastrello e finalizada em uma noite, sem prejudicar as operações da empresa. 

"Esta facilidade de migração deve-se principalmente ao uso do GNU-Linux, uma solução que oferece uma migração de ambientes Linux-Linux com muita facilidade, permitindo usar as mesmas ferramentas Open Source de um ambiente padrão Intel em um hardware muito mais poderoso como o Power", comenta Henrique Pastrello, diretor da Pastrello Consultoria em TI.

Durante a realização de testes práticos, o tempo de emissão do relatório crítico baixou de 40 minutos para 6 minutos – uma diminuição de 85%. 

“Os resultados de performance, que dobrou em alguns casos, nos surpreenderam. Notamos também que agora a aplicação está ainda mais estável em comparação ao ambiente anterior”, afirma Antonio Carlos Trindade, Gerente de TI na Catricala.

O modelo utilizado na solução foi o IBM Power S822L, que oferece uma plataforma acessível e otimizada para ambientes Linux, utilizando um processador POWER8 de até 24 cores.