.png?w=730)
Entre as cidades contempladas estão São Luís, Palmas e Curitiba (Foto: Divulgação)
A CCR Aeroportos, divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, contratou a IHS Brasil, subsidiária da operadora e desenvolvedora de infraestrutura compartilhada IHS Towers, para aprimorar a conectividade de 16 de suas operações no país.
Com a instalação de Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS), criado para fornecer serviços de comunicação sem fio, o projeto começou nos aeroportos de Palmas e São Luís, concessões adquiridas em 2022 pela CCR, com investimentos de R$ 180 milhões e R4,8 bilhões, respectivamente.
A tecnologia funciona através de um conjunto de antenas internas estrategicamente posicionadas e conectadas por fibra óptica.
Segundo a empresa, o objetivo é ampliar e melhorar a cobertura em todos os espaços dos terminais, incluindo os pontos de sombra, como túneis e subsolos, consumindo menos energia.
Ao mesmo tempo, a solução permite a configuração de sistemas sem fio internos para automação de equipamentos, dispositivos de segurança, vending machines e maquininhas de cartão.
Nas próximas semanas, serão entregues também as novas infraestruturas do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e do Aeroporto Internacional de Goiânia.
No roadmap do projeto, ainda estão os aeroportos de Curitiba, Bacacheri e Londrina, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; Pelotas, Bagé e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; Pampulha-Belo Horizonte, em Minas Gerais; Imperatriz, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco; e Teresina, no Piauí.
A CCR está presente em cinco países e nove estados brasileiros, através de 17 aeroportos. Internacionalmente, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria, na Costa Rica; Quito, no Equador; e Curaçao, nas Antilhas Holandesas.
No total, esses terminais movimentam cerca de 42 milhões de passageiros por ano.
No mercado desde 2001 e com sede em Londres, a IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações por número de torres.
A companhia possui quase 40 mil torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia.