MONITORAMENTO

Aeroporto de Florianópolis gere segurança com Genetec

Projeto inclui 500 câmeras e 210 portas de controle de acesso unificadas.

18 de abril de 2023 - 10:35
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz possui capacidade para mais de 4 milhões de passageiros anualmente (Foto: Divulgação)

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz possui capacidade para mais de 4 milhões de passageiros anualmente (Foto: Divulgação)

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, em Santa Catarina, adotou a solução de central de segurança da Genetec, empresa canadense de soluções de segurança, para gerir toda sua infraestrutura.

A solução funciona como uma plataforma de segurança unificada, que promete facilitar a inovação do sistema, integrando a tecnologia e equipamentos de diferentes fabricantes.

São 500 câmeras, 210 portas de controle de acesso a áreas administrativas e críticas do terminal, como embarque, desembarque e aduanas, bem como o reconhecimento de placas de veículos que circulam no estacionamento privado para funcionários e terceiros, controlados e unificados pela Genetec.

O aeroporto ainda conta com a ferramenta Genetec Plan Manager, que mapeia todas as áreas do terminal por meio das câmeras, tornando mais rápida a localização e visualização de qualquer ocorrência, permitindo que a equipe de segurança tenha uma resposta mais eficiente a cada situação.

Antes, a estrutura contava com sistemas de segurança proprietários e 150 câmeras, o que, segundo o aeroporto, limitava a modernização do espaço e a ampliação de sua capacidade de cobertura.

Atualmente, esse sistema possui uma arquitetura aberta e ferramentas de análise mais sofisticadas, que possibilitam o monitoramento de bagagens desacompanhadas, de modo a gerar alertas para que sejam tomadas providências de segurança.

Além disso, agora o aeroporto também é auxiliado pelas soluções da Genetec para elaborar relatórios de segurança para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“O sistema da época não nos permitia implementar e integrar novos equipamentos ou ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e analíticas, e nem mesmo aperfeiçoar nossa cibersegurança. Isso é outra vantagem do Genetec Security Center, pois com um único fornecedor na área de segurança, conseguimos ter melhor controle dos dados críticos gerados e mantemos a conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados”, explica  Kleyton Mendes, gerente executivo da Zurich Airport Brasil, controladora do aeroporto.

Privatizado em 2018 e desde então gerido pela Zurich Airport Brasil, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz foi inaugurado em 1927 e possui capacidade para mais de 4 milhões de passageiros anualmente.

Depois de assumir suas operações, a Zurich Airport Brasil investiu R$ 550 milhões na construção de um novo terminal, aberto em outubro de 2019.

Fundada em 1997, com sede em Montreal, no Canadá, a Genetec desenvolve soluções voltadas à segurança, inteligência e operações para empresas e governos. 

A companhia possui atuação em mais de 159 países, com cerca de 1,7 mil funcionários listados em seu LinkedIn.

No Brasil, a Genetec tem soluções implementadas em mais de 65 municípios e em empresas como Havan, Aeroporto de Florianópolis e Benoit.