MÃO DE OBRA

Cisco e Senac: capacitação de 100 mil em cinco anos

Cursos são voltados a redes, habilidades digitais e segurança cibernética. 

05 de abril de 2023 - 21:09
Ricardo Mucci, presidente da Cisco do Brasil. Foto: divulgação.

Ricardo Mucci, presidente da Cisco do Brasil. Foto: divulgação.

A Cisco, norte-americana especializada em redes definidas por software, nuvem e segurança, ampliou o seu convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para formar 100 mil novos profissionais no Brasil nos próximos cinco anos.

A companhia anunciou o projeto durante o Cisco Connect, seu evento itinerante para parceiros e clientes, que teve edição em São Paulo nesta quarta-feira, 5.

Por meio do Cisco Networking Academy (NetAcad), programa de formação da empresa com mais de 40 cursos, estudantes do Senac já começaram a ser capacitados em habilidades digitais, segurança cibernética e redes. 

O novo convênio também prevê planos e estratégias conjuntas por meio do Comitê Executivo Senac-Cisco Networking Academy, que conta com representantes do Senac de oito estados, além de organizar eventos para engajar professores e alunos.

Segundo a empresa, outro objetivo é difundir metodologias de alinhamento curricular entre os cursos oferecidos em conjunto, prática que pode ser estendida também para as ofertas realizadas no âmbito de programas e políticas governamentais como, por exemplo, o Novo Ensino Médio.

“É um trabalho que nós fazemos juntos, de olhar os cursos que o Senac oferece no segmento de Tecnologia da Informação e os cursos que a Cisco tem na NetAcad e fazer um currículo mais apropriado para a área”, explica Kelly Kelly Teixeira, gerente de programas e diretrizes educacionais do Senac.

Estimular a certificação avançada e internacional de docentes e alunos da instituição também está nos planos.

“É muito importante a gente ter parceiros como o Senac porque conseguimos ter capilaridade, chegar na ponta, e podemos traçar esse objetivo comum que é a capacitação de profissionais”, explica Gabriel Bello Barros, líder do programa Cisco Networking Academy no Brasil.

A Cisco Networking Academy atua com o Senac desde o ano 2000. Desde então, foram aproximadamente 80 mil alunos da instituição impactados.

Atualmente, o Senac conta com 133 academias Cisco ativas, espalhadas por departamentos regionais em todas as regiões do Brasil. Mais de 61% dos alunos estão matriculados em cursos voltados à cibersegurança.

“Estamos felizes e orgulhosos em ampliar nossa parceria de sucesso com o Senac, abrangendo todo o território nacional e proporcionando ainda mais oportunidades de carreira por meio da tecnologia e da educação”, afirma Ricardo Mucci, presidente da Cisco do Brasil.

Fundado em 1997, o Cisco Networking Academy já formou mais de 17,5 milhões de alunos em 190 países. Nos próximos 10 anos, a meta da companhia é capacitar 25 milhões globalmente — sendo 6,2 milhões somente na América Latina.

O Brasil é a sétima maior operação do programa no mundo e o segundo maior país na utilização de cursos profissionalizantes em cibersegurança. Até o momento, 532 mil alunos já foram treinados no país.

Sediada em San José, na Califórnia, a Cisco está no mercado desde 1984. Com receita anual de US$ 51,56 bilhões, a companhia conta com mais de 65 mil funcionários no mundo. 

Atuando há 77 anos, o Senac está presente em mais de 1,8 mil municípios brasileiros através de mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis. Seu portfólio contempla cursos presenciais e a distância, que vão da formação inicial e continuada à pós-graduação.

*Luana Rosales viajou ao Cisco Connect, em São Paulo, a convite da Cisco.