APAGÃO

CNPq restabelece sistemas

A instituição contratou o Serpro para serviços de nuvem e a RNP para contingência de banco de dados.

09 de agosto de 2021 - 14:16
O CNPq financia cerca de 84 mil pesquisadores. Foto: Pexels.

O CNPq financia cerca de 84 mil pesquisadores. Foto: Pexels.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que estava com os principais sistemas federais da pesquisa brasileira fora do ar desde o dia 23 de julho, informou que o acesso às plataformas Lattes e Carlos Chagas está restabelecido.  

O site da Lattes, no entanto, continua sem acesso na tarde desta segunda-feira, 9.

Segundo o Convergência Digital, a paralisação aconteceu por conta de uma falha em um storage da Dell e uma das ações tomadas foi a contratação do Serpro para serviços de nuvem em todas as plataformas.

Além disso, a instituição fez uma cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para reativar a contingência de banco de dados.

De acordo com a instituição, foram “reforçadas as ações de segurança de informação para garantir a funcionalidade dos sistemas” e o processo de envio para realização dos pagamentos foi concluído.

Assim, o valor das bolsas deve ser creditado dentro do prazo tradicionalmente estabelecido: quinto dia útil de cada mês.

A entidade diz ainda que está em curso uma migração de sistemas, com um equipamento novo  já comprado — sem revelar o fornecedor. Novos acessos aos sistemas também estariam sendo providenciados.

Na última terça-feira, 3, o funcionamento da plataforma havia sido restabelecido parcialmente, com o acesso aos currículos cadastrados na plataforma por meio de um número de ID que os pesquisadores possuem ou através de uma busca textual no site do CNPq.

Nestes casos, estava disponível a opção de impressão e download, sem a possibilidade de fazer atualizações dos currículos.

Na manhã do último sábado, 7,  o CNPq afirmou em nota que o restabelecimento total inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários. Mais tarde, o órgão informou que havia sido restabelecido o acesso ao serviço de e-mail do CNPq.

A plataforma Lattes é um banco de dados com todos os currículos de pesquisadores e ações como a aprovação de bolsas dependem da consulta ao sistema. Já pela plataforma Carlos Chagas, se operacionalizam chamadas públicas e editais de fomento à pesquisa, gestão e pagamento de bolsas.

Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq financia cerca de 84 mil pesquisadores.

Além disso, outros órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e agências de fomento ligadas a governos estaduais também realizam operações com auxílio da plataforma Lattes.