
Gabriela Diuana, sócia e diretora de inovação da Cogna Educação. Foto: Divulgação
A Cogna Educação, dona das instituições Kroton, Platos, Saber e Somos Educação, lançou o Hubble Startup Studio, projeto que busca incentivar a inovação e o intraempreendedorismo na empresa.
Segundo a companhia, o hub nasceu da necessidade de acompanhar os resultados relevantes da inovação na companhia e estimular o nascimento de startups internas, funcionando como uma venture builder, com um modelo distribuído de gestão.
O projeto terá três linhas: Horizonte 1, que contempla soluções voltadas para educação; Horizonte 2, para explorar oportunidades de negócios adjacentes; e Horizonte 3, voltada a categorias futuras do mercado.
Atualmente, há 19 teses ativas dentro do projeto, a maioria em estágio de modelação de produto e testes de relevância para os usuários. Quatro delas já estão em validação da solução por meio de Mínimo Produto Viável (MVP, na sigla em inglês).
Após essas etapas, os produtos devem entrar em fase de crescimento e geração de receita significativa para o investimento.
Um dos exemplos é a Voomp, plataforma B2C de negócios da Cogna, que está sendo acelerada pelo Hubble e irá consolidar quatro negócios: marketplace educacional, plataforma de infoprodutores e afiliados, fintech e plataforma de empregabilidade e renda.
“Essa é a estrutura que construímos não só para pensar e fomentar a inovação dentro e fora da companhia, mas também para nos conectarmos com o mercado e dar escalabilidade às soluções nas quais podemos utilizar a nossa capacidade interna, proveniente de todas as áreas”, explica Gabriela Diuana, sócia e diretora de inovação da Cogna Educação.
Além do Startup Studio, o Hubble também converge os resultados das iniciativas descentralizadas de inovação aberta, com mais quatro times focados em novos negócios e parcerias com startups.
O hub tem parceria com a Distrito, plataforma de inovação aberta com mais de 35 mil startups, e com o Innovation Intelligence, pelo qual tem acesso a 250 mil startups.
O movimento de interação da companhia com o mundo das startups começou em 2018, quando a empresa patrocinou a vertical de educação do Cubo Itaú.
Nos anos seguintes, entre 2019 e 2021, foram criados núcleos de inovação na Kroton, sua vertical B2C de ensino para jovens e adultos, e na SOMOS Educação, voltada para escolas privadas de Educação Básica, além de projetos externos.
Com mais de 50 anos de atuação, a Cogna Educação atende mais de 2,4 milhões de estudantes de todo o Brasil, sendo 860 mil alunos no ensino superior e na pós-graduação e 1,6 milhão de estudantes por meio das escolas e instituições de ensino parceiras.